1
resposta

[Dúvida] Não entendi o mecanismo do lag na autocorrelação

Digamos que eu tenha os dados de vendas nos 12 meses de 5 anos seguidos. Quando eu estou no lag 0, eu comparo os dados atuais com eles mesmos, janeiro deste ano com janeiro deste ano, fevereiro deste ano com fevereiro deste ano, etc. Quando eu estou no lag 1, eu iria comparar janeiro deste ano com dezembro do ano passado já que eu andei "uma unidade temporal"(neste caso, um mês) para trás ou eu compararia janeiro deste ano com janeiro do ano passado? Cada unidade do lag compararia anos diferentes com seus respectivos meses ou ele compararia com o mês imediatamente antes?

1 resposta

Oi, Brenno! Tudo bom contigo?

Desde já, peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Quando estamos no lag 1, comparamos os dados atuais com os dados do mês anterior. Por exemplo: comparar janeiro deste ano com dezembro do ano passado, fevereiro deste ano com janeiro deste ano e assim por diante. Isso enfatiza o quanto os dados de um mês são influenciados pelos dados do mês anterior!

Se estivéssemos utilizando lag 12, por exemplo, a comparação seria entre o mês do ano vigente e o mês do ano passado.

Caso queira explorar mais sobre este assunto, deixo como dica de leitura o material abaixo:

Espero ter ajudado, Brenno! Qualquer dúvida, estarei por aqui.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!