"...o exemplo do botão citado em vídeo, que foi amplamente utilizado principalmente pela Apple, no iPhone."
Alguém sabe me explicar o exemplo citado...
Esqueumorfismo/Flat Design...ou Neumorfismo que junta os dois.?
"...o exemplo do botão citado em vídeo, que foi amplamente utilizado principalmente pela Apple, no iPhone."
Alguém sabe me explicar o exemplo citado...
Esqueumorfismo/Flat Design...ou Neumorfismo que junta os dois.?
Olá, Sonia. Tudo bem? Perdão pela demora em te responder.
O Esqueumorfismo é um termo comum na área de design, principalmente no design digital. É quando tentamos representar digitalmente, mas de uma maneira fiel, elementos analógicos do nosso cotidiano.
Quem trabalhava bastante com o Esqueumorfismo nos seus sistemas era a Apple, para fazer com que o usuário compreendesse qual ação ele iria realizar, já que o digital remetia o analógico, como podemos verificar na imagem abaixo.
Já o Flat Design é o completo oposto do Esquemorfismo. Nele, iremos trabalhar com formas simples, sem profundidade, iluminação e realismo, para a criação de elementos que sejam interpretados de forma clara e direta. Assim, o usuário tem mais facilidade para interpretar o que tem em sua tela.
Como exemplo de Flat Design, podemos destacar a interface do app da Nubank, pois eles trabalham muito bem com as principais características desse estilo visual.
Para completar a tríade dos estilos visuais no meio digital, temos o Neumorfismo, que junta os dois estilos anteriores, para indicar características físicas dos objetos presentes na interface de forma sutil, mantendo um certo minimalismo.
Assim como o Esqueumorfismo, ele irá utilizar de luz e sombra para ganhar volume e profundidade e somado a isso, irá fugir do “não tão literal” com o Flat Design.
Atualmente, quem tem utilizado o Neumorfismo de uma forma bastante sutil e bem aplicada é a Apple, no macOS Big Sur. Na imagem abaixo, é possível verificarmos as características do Neumorfirmo presente nos ícones do apps que encontramos no macOS Big Sur.
Eles adotaram o formato clássico dos ícones do iOS, mas com uma pitada de realismo típica dos ícones de macOS. E voilá, conseguiram chegar ao Neumorfismo!
Espero ter esclarecido a sua questão!
Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!