1
resposta

[Dúvida] Não entendi o endereçamento de arquivos estáticos

No arquivo settings.py temos:

STATIC_URL = 'static/'

STATICFILES_DIRS = [
    os.path.join(BASE_DIR, 'setup/static')
]

STATIC_ROOT = os.path.join(BASE_DIR, 'static')

Aí, rodamos no console o comando:

python manage.py collectstatic

O que esse comando faz é copiar os arquivos que estão em setup/static para a pasta /static. Entretanto, tal comando é desnecessário enquanto estamos em desenvolvimento, já que o django busca os arquivos que estão em setup/static para exibir na página, certo?

Portanto, enquanto estou realizando meu projeto, devo editar o arquivo que está em setup/static e, posteriormente ao desenvolvimento, fazer a coleta desses arquivos para que eles funcionem corretamente em produção. Estou correto?

Fiquei um pouco confuso sobre se setup/static é realmente um endereço bom para os arquivos. Agradeço!

1 resposta

Olá Patrick, como você está?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Sim, você está correto. Durante o desenvolvimento, o Django consegue buscar os arquivos estáticos que estão na pasta setup/static e exibi-los na página, sem a necessidade de rodar o comando collectstatic. Esse comando só é necessário quando você está prestes a colocar o projeto em produção, e deseja coletar todos os arquivos estáticos em uma pasta para serem servidos pelo servidor web.

Quanto à sua pergunta sobre o endereço setup/static ser realmente um bom lugar para os arquivos estáticos, isso pode variar dependendo da organização do seu projeto. Por padrão, o Django procura arquivos estáticos na pasta "static" dentro de cada aplicação. No entanto, você pode optar por colocar todos os arquivos estáticos de seu projeto em uma pasta separada e configurar o caminho dessa pasta no arquivo settings.py, como você fez. O importante é garantir que o caminho dos arquivos estáticos esteja corretamente configurado em settings.py, para que o Django possa encontrá-los durante a execução do projeto.

Espero ter ajudado. Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!