Olá, Acabei achando meio superficial a explicação quanto a funcionalidade do método: process.env.PORT no codigo:
const port = 3000 || process.env.PORT;alguem poderia me explicar melhor o que o método está fazendo na prática?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Acabei achando meio superficial a explicação quanto a funcionalidade do método: process.env.PORT no codigo:
const port = 3000 || process.env.PORT;alguem poderia me explicar melhor o que o método está fazendo na prática?
Olá, Gabriel! Tudo certo?
Em muitos ambientes (por exemplo, Heroku), e como convenção, você pode definir a variável de ambiente PORT para informar ao seu servidor que ele deve escolher qual porta escutar, isso é configurado independentemente do valor estático que colocamos, afinal, seu servidor é executado no ambiente deles.
Então process.env.PORT || 3000 significa: o que quer que esteja na variável de ambiente PORT de onde eu estou hospedando, ou 3000 se não houver nada lá.
Uma forma de deixar a responsabilidade de escolha da porta para o ambiente em que estamos hospedando nossa aplicação, assim não arriscamos solicitar uma porta que já está em uso.
Espero que tenha ajudado e, qualquer coisa, estamos à disposição!
Abraços e bons estudos 😄