Oi, Fernando! Tudo bem?
A classe CalculadoraImposto é responsável por centralizar o cálculo total dos impostos de diferentes itens que implementam a interface Tributavel. Com um exemplo prático podemos imaginar que temos uma lista de produtos e serviços e queremos calcular o total de impostos de todos eles, sem a classe CalculadoraImposto, precisaríamos iterar sobre essa lista e chamar o método calculaImposto de cada item manualmente, acumulando o valor em uma variável. Dessa forma, a classe CalculadoraImposto facilita esse processo, encapsulando essa lógica de acumulação de impostos.
Essa abordagem traz alguns benefícios:
Separação de responsabilidades: A lógica de cálculo do imposto fica concentrada na classe CalculadoraImposto, evitando que cada classe que implementa Tributavel precise conter essa lógica.
Polimorfismo: O método calculaImposto(Tributavel tributavel) da classe CalculadoraImposto pode receber qualquer objeto que implemente a interface Tributavel, como Produto ou Servico, o que permite que a CalculadoraImposto calcule o imposto de diferentes tipos de itens tributáveis de forma genérica.
Manutenibilidade: Se houver a necessidade de alterar a lógica de cálculo do imposto, essa alteração ficará centralizada na classe CalculadoraImposto, evitando a necessidade de modificar o código em diversos lugares.
Sobre a questão dos métodos com o mesmo nome, não há problema. O método calculaImposto na interface Tributavel é implementado individualmente em cada classe (Produto e Servico) e a classe CalculadoraImposto apenas chama esse método, sem sobrescrevê-lo, assim, não há conflito porque a CalculadoraImposto não implementa Tributavel, ela apenas utiliza objetos que implementam essa interface.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!