Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Não entendi a parte montando rede com 3pc

Olá,

No começo da aula o professor mostra uma imagem onde tem 2 notebooks se conectando por cabo? mas seria cabo de rede? Nessa parte que fiquei em dúvida, já na parte de colocar um hub e conectar 3 pc, eu entendi.

Então, se pensarmos em um laboratório de informática em uma escola, vai ter um hub conectando a vários PCs, se eu fizer isso.. der um ping com o ip de alguma máquina vai me trazer resposta?

2 respostas
solução!

Olá Guilgerme, tudo bem?

Olhando aqui, creio que na imagem que o professor mostrou provavelmente se trata de um cabo de rede (também conhecido como cabo Ethernet) que é usado para conectar computadores em uma rede local sim. Já no caso do laboratório de informática, se todos os computadores estiverem conectados a um hub (ou switch), é possível realizar a comunicação entre as máquinas através do protocolo de rede TCP/IP. Você pode fazer um teste de conexão entre as máquinas usando o comando "ping" seguido do endereço IP da máquina desejada. Se a máquina estiver respondendo à solicitação, você receberá uma mensagem de resposta do tipo "Reply from x.x.x.x" indicando que a conexão foi estabelecida com sucesso. Caso contrário, você receberá uma mensagem de erro informando que a máquina não respondeu à solicitação.

Boa tarde!

Muito obrigado, Otávio!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software