Ola, todos bem?
Enfim, para mim não ficou muito claro o que ele tentou fazer na função createTask(). Poderiam me ajudar?
Obrigada..
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ola, todos bem?
Enfim, para mim não ficou muito claro o que ele tentou fazer na função createTask(). Poderiam me ajudar?
Obrigada..
Olá, Mayara! Como vai?
Entendo que você está com dúvidas sobre a função createTask() no contexto do curso JavaScript na Web. Vou te ajudar a entender melhor o que essa função faz.
A função createTask() é responsável por criar um item de lista no HTML para cada tarefa que temos no array tarefas. Vou te explicar passo a passo o que essa função faz:
Primeiro, é criado um elemento <li> usando o método document.createElement('li'). Esse elemento representa um item de lista no HTML.
Em seguida, é adicionada uma classe ao elemento <li> usando o método classList.add(). A classe adicionada é app__section-task-list-item, que é responsável por estilizar o item de lista.
Depois, é criado um elemento <svg> para representar o ícone da tarefa. Esse elemento é criado da mesma forma que o elemento <li>.
Em seguida, é definido o conteúdo do elemento <svg> usando a propriedade innerHTML. O conteúdo é definido pela variável taskIconSvg, que contém o código SVG do ícone.
Agora, é criado um elemento <p> para representar o título da tarefa. Esse elemento também é criado da mesma forma que os anteriores.
É adicionada uma classe ao elemento <p> usando o método classList.add(). A classe adicionada é app__section-task-list-item-description, que é responsável por estilizar o título da tarefa.
O texto do título da tarefa é definido usando a propriedade textContent do elemento <p>. O texto é obtido da propriedade descricao da tarefa.
Por fim, os elementos <svg> e <p> são adicionados como filhos do elemento <li> usando o método appendChild(). Assim, eles são inseridos dentro do item de lista.
A função retorna o elemento <li> devidamente construído.
A função createTask() é chamada para cada tarefa do array tarefas . Essa chamada é responsável por criar os itens de lista no HTML para cada tarefa.
Espero ter ajudado a esclarecer o funcionamento da função createTask() e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!