Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

[Dúvida] Não é possível abrir as configurações de usuário...

Olá!

Não estou conseguindo sincronizar as mudanças no projeto do repositório local para o repositório remoto usando a guia do Git do VSCode.

Aparece esse erro de configuração de usuário. Alguém poderia me ajudar a resolver isso? Porque ele sugestiona abrir o Log do Git e ao abrir eu não compreendi muito tudo que aparece ali...

Segue prints...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

12 respostas

Olá, João!

Pelo que você descreveu e pelas imagens que você compartilhou, parece que o problema está relacionado às configurações de usuário do Git no seu VSCode. O erro indica que o Git não consegue gravar as configurações de usuário, o que é essencial para realizar commits e sincronizações.

Para resolver isso, você pode tentar configurar seu nome de usuário e e-mail diretamente pelo terminal do VSCode. Aqui estão os passos:

1. Abra o terminal no VSCode:

• Você pode abrir o terminal pressionando Ctrl + (crase) ou navegando até Terminal > Novo Terminal no menu superior.
  2. Configure seu nome de usuário e e-mail no Git:

• No terminal, execute os seguintes comandos, substituindo Seu Nome e seuemail@exemplo.com pelos seus dados:

git config --global user.name "Seu Nome"
      git config --global user.email "seuemail@exemplo.com"

3. Verifique as configurações:

• Para garantir que as configurações foram aplicadas corretamente, você pode verificar com os comandos:

git config --global user.name
      git config --global user.email

• Esses comandos devem retornar o nome e e-mail que você configurou.

4. Tente sincronizar novamente:

• Após configurar corretamente o nome de usuário e e-mail, volte à interface do Git no VSCode e tente sincronizar as alterações novamente.

Esses passos devem corrigir o problema de configuração de usuário e permitir que você sincronize suas mudanças com o repositório remoto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Uma dúvida...

No user.name "Seu nome" eu coloco meu nome mesmo ou usuário do git??

Porque segui os passos passados por ti Rodrigo, configurou certinho. Reiniciei inclusive o VsCode e mesmo assim o erro de configuração que mandei acima persiste...

No aguardo

Ainda no aguardo de um help para prosseguir com o curso. Se alguém souber como resolver e me ajudar agradeço.

É o seu nome mesmo e seu email. Está parecendo ser algum erro de permissão do seu VSCode. Tentar sincronizar pelo terminal e veja se funciona.

Qual comando mesmo que uso para sincronizar pelo terminal?

Quando abre aquela caixa de diálogo e você escolhe entre Ok e Ok não mostrar novamente, eu estava tendo erro ao escolher Ok, não mostrar novamente. Quando só cliquei Ok ele conseguiu sincronizar. Mas queria entender o erro. Porque seria legal escolher Ok, não mostrar novamente.

No aguardo...

Para enviar os commits do repositório local para o remoto:

git push -U origin main

Considerando que você já realizou commits e ainda não enviou para para o GitHub.

Ah sim. Esse comando pelo terminal já entendi e consegui fazer tranquilo. O problema mesmo era com a caixa de diálogo que abre ao usar a ferramenta do ícone Git no VSCode quando escolhemos sincronizar e a caixa pede para escolhermos 3 opções. Sendo uma delas <Ok, não mostrar novamente> e essa está dando o erro que mandei mais acima na dúvida. Mas quando escolho somente , a sincronização ocorre.

Só queria mesmo saber porque está dando esse erro ao escolher Ok, não mostrar novamente...

Consegue mandar um print dessa tela com as opções?

Claro! É essa aqui...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Ao clicar só no Ok, funciona. Mas quando escolho Ok, Não Mostrar Novamente, ele dá aquele erro de configuração já mencionados acima...

E gostaria muito de saber porque está dando esse erro e como arrumar...

solução!

Como a opção Ok está funcionando, isso não vai impactar no uso do Git dentro do VSCode.

A opção OK, não mostrar novamente precisa salvar uma configuração para guardar sua escolha e não mostrar mais essa janela, porém acho que o erro deve ser por conta de algo relacionado com permissão no seu computador. Tente executar o VSCode como administrador para ver se resolve.

Oi!!

Então, acabei de tentar como administrador e infelizmente a mensagem permanece, dizendo que não é permitido devido a erros de configuração em caixa de mensagem/usuário.

Vou estar apertando apenas a tecla Ok mesmo da caixa de diálogo, mas queria entender esse tipo de erro quando se aperta o Ok, Não Mostrar Novamente. Não sei onde mexer nessa parte de configuração.

Vou estar apenas apertando Ok então.

Obrigado pelo suporte!