Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

[Dúvida] Não é possível abrir as configurações de usuário...

Olá!

Não estou conseguindo sincronizar as mudanças no projeto do repositório local para o repositório remoto usando a guia do Git do VSCode.

Aparece esse erro de configuração de usuário. Alguém poderia me ajudar a resolver isso? Porque ele sugestiona abrir o Log do Git e ao abrir eu não compreendi muito tudo que aparece ali...

Segue prints...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

12 respostas

Olá, João!

Pelo que você descreveu e pelas imagens que você compartilhou, parece que o problema está relacionado às configurações de usuário do Git no seu VSCode. O erro indica que o Git não consegue gravar as configurações de usuário, o que é essencial para realizar commits e sincronizações.

Para resolver isso, você pode tentar configurar seu nome de usuário e e-mail diretamente pelo terminal do VSCode. Aqui estão os passos:

1. Abra o terminal no VSCode:

• Você pode abrir o terminal pressionando Ctrl + (crase) ou navegando até Terminal > Novo Terminal no menu superior.
  2. Configure seu nome de usuário e e-mail no Git:

• No terminal, execute os seguintes comandos, substituindo Seu Nome e seuemail@exemplo.com pelos seus dados:

git config --global user.name "Seu Nome"
      git config --global user.email "seuemail@exemplo.com"

3. Verifique as configurações:

• Para garantir que as configurações foram aplicadas corretamente, você pode verificar com os comandos:

git config --global user.name
      git config --global user.email

• Esses comandos devem retornar o nome e e-mail que você configurou.

4. Tente sincronizar novamente:

• Após configurar corretamente o nome de usuário e e-mail, volte à interface do Git no VSCode e tente sincronizar as alterações novamente.

Esses passos devem corrigir o problema de configuração de usuário e permitir que você sincronize suas mudanças com o repositório remoto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Uma dúvida...

No user.name "Seu nome" eu coloco meu nome mesmo ou usuário do git??

Porque segui os passos passados por ti Rodrigo, configurou certinho. Reiniciei inclusive o VsCode e mesmo assim o erro de configuração que mandei acima persiste...

No aguardo

Ainda no aguardo de um help para prosseguir com o curso. Se alguém souber como resolver e me ajudar agradeço.

É o seu nome mesmo e seu email. Está parecendo ser algum erro de permissão do seu VSCode. Tentar sincronizar pelo terminal e veja se funciona.

Qual comando mesmo que uso para sincronizar pelo terminal?

Quando abre aquela caixa de diálogo e você escolhe entre Ok e Ok não mostrar novamente, eu estava tendo erro ao escolher Ok, não mostrar novamente. Quando só cliquei Ok ele conseguiu sincronizar. Mas queria entender o erro. Porque seria legal escolher Ok, não mostrar novamente.

No aguardo...

Para enviar os commits do repositório local para o remoto:

git push -U origin main

Considerando que você já realizou commits e ainda não enviou para para o GitHub.

Ah sim. Esse comando pelo terminal já entendi e consegui fazer tranquilo. O problema mesmo era com a caixa de diálogo que abre ao usar a ferramenta do ícone Git no VSCode quando escolhemos sincronizar e a caixa pede para escolhermos 3 opções. Sendo uma delas <Ok, não mostrar novamente> e essa está dando o erro que mandei mais acima na dúvida. Mas quando escolho somente , a sincronização ocorre.

Só queria mesmo saber porque está dando esse erro ao escolher Ok, não mostrar novamente...

Consegue mandar um print dessa tela com as opções?

Claro! É essa aqui...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Ao clicar só no Ok, funciona. Mas quando escolho Ok, Não Mostrar Novamente, ele dá aquele erro de configuração já mencionados acima...

E gostaria muito de saber porque está dando esse erro e como arrumar...

solução!

Como a opção Ok está funcionando, isso não vai impactar no uso do Git dentro do VSCode.

A opção OK, não mostrar novamente precisa salvar uma configuração para guardar sua escolha e não mostrar mais essa janela, porém acho que o erro deve ser por conta de algo relacionado com permissão no seu computador. Tente executar o VSCode como administrador para ver se resolve.

Oi!!

Então, acabei de tentar como administrador e infelizmente a mensagem permanece, dizendo que não é permitido devido a erros de configuração em caixa de mensagem/usuário.

Vou estar apertando apenas a tecla Ok mesmo da caixa de diálogo, mas queria entender esse tipo de erro quando se aperta o Ok, Não Mostrar Novamente. Não sei onde mexer nessa parte de configuração.

Vou estar apenas apertando Ok então.

Obrigado pelo suporte!