mesmo ja tendo criado corretamente no input manager, o DisablePlayerInput simplismnete não esta funcionando!
mesmo ja tendo criado corretamente no input manager, o DisablePlayerInput simplismnete não esta funcionando!
Olá André!
Parece que o problema está relacionado à forma como você está acessando o método DisablePlayerInput
. O erro indica que o GameManager.Instance.InputManager
está retornando um tipo object
, que não possui o método DisablePlayerInput
.
Aqui estão algumas dicas para resolver o problema:
Verifique o Tipo de Retorno: Certifique-se de que GameManager.Instance.InputManager
está retornando o tipo correto que contém o método DisablePlayerInput
. Pode ser que você precise fazer um cast para o tipo correto.
Confirme a Instância do GameManager: Assegure-se de que o GameManager.Instance
está devidamente inicializado e que InputManager
é uma propriedade pública ou um campo acessível que retorna o tipo correto.
Reveja o Script do GameManager: No script do GameManager
, verifique se InputManager
está sendo inicializado corretamente e se é do tipo que possui o método DisablePlayerInput
.
Verifique Referências: Certifique-se de que todos os scripts necessários estão corretamente referenciados e que não há erros de compilação em outros scripts que possam estar afetando o comportamento.
Aqui está um exemplo de como poderia ser a definição no GameManager
:
public class GameManager : MonoBehaviour
{
public static GameManager Instance { get; private set; }
public InputManager InputManager { get; private set; }
private void Awake()
{
if (Instance == null)
{
Instance = this;
// Inicialize o InputManager aqui
InputManager = GetComponent<InputManager>();
}
else
{
Destroy(gameObject);
}
}
}
Espero ter ajudado e bons estudos!
Quando fiz iso, outro problema surgiu, agora a cena não carrega mais corretamente, fica danso esse erro , ja tentei de tudo mas nada resolve, aqui esta o código do playerbehavior
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class PlayerBehavior : MonoBehaviour
{
[SerializeField] private float moveSpeed = 5;
[SerializeField] private float jumpForce = 3;
private float moveDirection;
private new Rigidbody2D rigidbody;
private IsGroundChecker isGroundChecker;
private void Awake()
{
rigidbody = GetComponent<Rigidbody2D>();
isGroundChecker = GetComponent<IsGroundChecker>();
GetComponent<Health>().OnDead += HandlePlayerDeath;
}
private void Start()
{
GameManager.Instance.InputManager.OnJump += HandleJump;
}
private void Update()
{
MovePlayer();
FlipSpriteAccordingToMoveDirection();
}
private void MovePlayer()
{
moveDirection = GameManager.Instance.InputManager.Movement;
transform.Translate(moveDirection * Time.deltaTime * moveSpeed, 0, 0);
}
private void FlipSpriteAccordingToMoveDirection()
{
if (moveDirection < 0)
{
transform.localScale = new Vector3(-1, 1, 1);
}
else if (moveDirection > 0)
{
transform.localScale = Vector3.one;
}
}
private void HandleJump()
{
if (isGroundChecker.IsGround() == false) return;
rigidbody.velocity += Vector2.up * jumpForce;
}
private void HandlePlayerDeath()
{
GetComponent<Collider2D>().enabled = false;
rigidbody.constraints = RigidbodyConstraints2D.FreezeAll;
GameManager.Instance.InputManager.DisablePlayerInput();
}
}
Agora parece que você está com dois problemas principais:
1. ArgumentException: GetComponent requires that the requested component 'InputManager' derives from MonoBehaviour or Component or is an interface
GetComponent<InputManager>()
em algum lugar, mas o objeto que está chamando o GetComponent
(provavelmente o GameManager.Instance) não tem um componente InputManager
que seja do tipo MonoBehaviour
ou Component
, e não é uma interface também.GameManager
: Certifique-se de que o seu GameManager
tenha um componente do tipo InputManager
anexado. O GameManager
precisa ser um objeto Unity ativo na cena e deve ter um script InputManager
(ou algum script derivado de MonoBehaviour
ou Component
que possa ser acessado por GetComponent) que é o componente correto.InputManager
: Certifique-se de que GameManager.Instance.InputManager
está sendo referenciado corretamente e que a propriedade InputManager
não é apenas um campo de tipo não-componente mas realmente acessa um script componente que existe. Verifique se o nome de classe (ex: InputManager
) está correto, lembrando que o nome de classe deve coincidir com o nome de arquivo que o contém.InputManager
no mesmo gameObject que o GameManager: Se InputManager
é um script (por exemplo, InputManager.cs
), crie um objeto vazio chamado GameManager
na cena e adicione a ele tanto o script GameManager.cs
quanto o script InputManager.cs
. Se os dois scripts estão no mesmo objeto, GetComponent<InputManager>()
funcionará nesse objeto.2. NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object PlayerBehavior.Start() (at Assets/Scripts/Player/PlayerBehavior.cs:25)
e NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object PlayerBehavior.MovePlayer() (at Assets/Scripts/Player/PlayerBehavior.cs:36)
Start()
) e 36 (método MovePlayer()
) do seu script PlayerBehavior
.GameManager.Instance.InputManager
nessas linhas. Se GameManager.Instance
ou GameManager.Instance.InputManager
forem nulos, isso causará os NullReferenceExceptions
.GameManager.Instance
existe e é válido:GameManager
é responsável por inicializar a sua instância Instance
, coloque o script GameManager
para ser executado ANTES do script PlayerBehavior
nas configurações do seu projeto. Para isso vá em "Project Settings -> Script Execution Order" e arraste o seu script GameManager para a lista e coloque ele ANTES do seu script PlayerBehavior.GameManager
está na cena e está ativo quando o PlayerBehavior
é inicializado.PlayerBehavior
: No método Start()
do PlayerBehavior
, você pode adicionar uma verificação para ver se GameManager.Instance
é nulo. Se for, mostre um erro ou faça o que for apropriado para o seu jogo. Exemplo: private void Start()
{
if(GameManager.Instance == null)
{
Debug.LogError("GameManager.Instance é nulo. Certifique-se de que o GameManager foi instanciado na cena.");
return;
}
if(GameManager.Instance.InputManager == null)
{
Debug.LogError("GameManager.Instance.InputManager é nulo. Certifique-se de que InputManager foi inicializado.");
return;
}
GameManager.Instance.InputManager.OnJump += HandleJump;
}
InputManager
foi inicializado: Além de ter o script InputManager
no mesmo objeto que o GameManager
como falado acima, você precisa ter certeza que o método Start()
do script InputManager
(se ele tiver um) foi executado antes de GameManager.Instance.InputManager
ser acessado em qualquer outro script.Siga esses passos e você deve resolver os problemas!