1
resposta

[Dúvida] Não consigo Por dificuldade na Raquete do oponente. Pode me ajudar?

Boa tarde, gente. Tudo bem? Sou novo no curso de programação, porém tenho 64 anos e gostaria de aprender a programar. Bor a ver. Esta é a minha primeira vez aqui no Fórum e apareceu um problema. Na aula 13, do Curso Lógica em Programação, no Scratch, estou tentando fazer exatamente que o Gui ensina, mas não consigo acertar. Já fiz essa 2 vezes e quando chega nessa 13ª aula, empaca e não vou pra frente. As duas raquetes estão em perfeitas condições, a minha Raquete eu controlo com as teclas para cima e para baixo, e a Raquete do Oponente acompanha a direção da bolinha de tênis, só que, quando eu vou fazer com que a Raquete do oponente erre a bolinha de vez em quando, pra só ela não ganhar, eu o comando e Controle e ponho -50, a bolinha não acerta nenhuma vez a raquete, só passa perto.

acho que terei que fazer a lição novamente... mas quem passou por isso, poderia me ajudar, por favor?

Desde já agradeço e um abraço.

1 resposta

Olá, Heleno! Primeiramente, parabéns pela iniciativa de aprender a programar, é uma habilidade incrível e nunca é tarde para começar.

No seu caso, parece que você está tendo problemas com a raquete do oponente no Scratch. Se entendi corretamente, você quer que a raquete do oponente erre a bolinha de vez em quando, mas quando você altera o comando de controle para -50, a raquete nunca acerta a bolinha.

Pelo que você descreveu, parece que o valor de -50 pode estar fazendo com que a raquete do oponente se mova muito rapidamente, fazendo com que ela nunca esteja na posição certa para acertar a bolinha.

Uma sugestão seria tentar ajustar esse valor para algo menor, como -10 ou -20, para ver se isso faz com que a raquete do oponente erre a bolinha de vez em quando, mas ainda acerte algumas vezes.

Outra possibilidade seria adicionar alguma lógica adicional para fazer com que a raquete do oponente se mova de uma maneira menos previsível, talvez adicionando algum tipo de aleatoriedade ao seu movimento.

Por exemplo, você poderia usar o bloco "escolher aleatório" do Scratch para escolher um número aleatório entre -10 e 10, e então adicionar esse número à posição y da raquete do oponente. Isso faria com que a raquete do oponente se movesse de uma maneira mais imprevisível, tornando mais provável que ela erre a bolinha de vez em quando.

Lembre-se, a programação é um processo de experimentação e aprendizado. Se algo não está funcionando como você gostaria, não desanime! Continue tentando diferentes soluções até encontrar uma que funcione para você.

Espero ter ajudado e bons estudos!