1
resposta

[Dúvida] Não consigo pingar outras redes.

Fala pessoal, tudo bem?

Depois da aula de redundância, o meu projeto não consegue fazer o ping entre redes diferentes. Eles estão recebendo os endereços de IP do roteador, mas não estão conseguindo se comunicar, caso estejam em redes diferentes. Já refiz meu projeto, mas sempre que monto a redundância eu perco a comunicação entre as vlans.

Alguem sabe me auxiliar com esse problema?

1 resposta

Claro, posso te ajudar com isso.

Há algumas coisas que você pode verificar para tentar corrigir o problema de comunicação entre redes diferentes.

Primeiro, verifique se os dispositivos nas duas redes têm endereços IP válidos e estão na mesma sub-rede. Você pode usar o comando ifconfig para verificar o endereço IP e a sub-rede do dispositivo.

Em segundo lugar, verifique se o roteador está configurado para encaminhar pacotes entre as duas redes. Você pode usar o comando route para verificar as rotas configuradas no roteador.

Por fim, verifique se o firewall está bloqueando a comunicação entre as duas redes. Você pode usar o comando iptables para verificar as regras do firewall.

Se você tiver verificado todas essas coisas e o problema ainda não for corrigido, você pode precisar entrar em contato com o administrador de rede para obter ajuda.

Aqui estão alguns detalhes adicionais sobre cada um desses itens:

  • Endereços IP válidos e sub-redes: Os dispositivos nas duas redes precisam ter endereços IP válidos e estar na mesma sub-rede. Isso significa que os primeiros três octetos dos endereços IP devem ser os mesmos, e o quarto octeto deve ser diferente. Por exemplo, dois dispositivos nas sub-redes 192.168.1.0/24 e 192.168.2.0/24 podem se comunicar, mas dois dispositivos nas sub-redes 192.168.1.0/24 e 192.168.3.0/24 não podem.
  • Roteador configurado para encaminhar pacotes: O roteador precisa estar configurado para encaminhar pacotes entre as duas redes. Isso é feito configurando uma rota para a segunda rede na tabela de rotas do roteador. A rota deve especificar a sub-rede da segunda rede, o endereço IP do gateway padrão para a segunda rede e o custo da rota.
  • Firewall não bloqueando a comunicação: O firewall pode estar bloqueando a comunicação entre as duas redes. Você pode verificar as regras do firewall para garantir que não haja nenhuma regra que bloqueie o tráfego entre as duas redes.

Espero que isto ajude!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software