Olá pessoal, estou tentando fazer o código que movimenta a bolinha dentro do canvas com os botões do teclado, porém não consegui encontrar onde estou errando para a bolinha não se mexer. Se puderem me ajudar vou ficar muito grato!
<canvas width="600" height="400" ></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI); //substitui o 3.14
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400); //limpa a tela;
}
var x = 20;
var y = 20;
// codigos de teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
//Quando queremos passar uma função como parâmetro para outra, precisamos omitir seus parênteses (), chamamos isso de callback em programação
setInterval(atualizaTela, 20); //essa função coloca um intervalo de tempo no parametro que foi colocado nela, usa milisegundos. 1000 = 1 segundo. Dessa forma dá movimentoa bolinha. ***lembrar de não colocar "()" na função que se tornou parâmetro senão o código não funciona.
function leDoTeclado(evento) {
if(evento.keycode == cima) {
y = y - taxa;
} else if(evento.keycode == baixo) {
y = y + taxa;
} else if(evento.keycode == esquerda) {
x = x - taxa;
} else if(evento.keycode == direita) {
x = x + taxa;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado; //identifica a tecla pressionada
</script>