Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Não consigo movimentar a bolinha

Olá pessoal, estou tentando fazer o código que movimenta a bolinha dentro do canvas com os botões do teclado, porém não consegui encontrar onde estou errando para a bolinha não se mexer. Se puderem me ajudar vou ficar muito grato!

<canvas width="600" height="400" ></canvas>

<script>


    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

   function desenhaCirculo(x, y, raio) {

           pincel.fillStyle = 'blue';
           pincel.beginPath();
           pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI); //substitui o 3.14
           pincel.fill();
   }

   function limpaTela() {

       pincel.clearRect(0, 0, 600, 400); //limpa a tela;

   }

   var x = 20;
   var y = 20;

   // codigos de teclado
   var esquerda = 37;
   var cima = 38;
   var direita = 39;
   var baixo = 40;

   // taxa de incremento
   var taxa = 10;

   function atualizaTela() {

           limpaTela();
           desenhaCirculo(x, y, 10);    

   }

//Quando queremos passar uma função como parâmetro para outra, precisamos omitir seus parênteses (), chamamos isso de callback em programação

   setInterval(atualizaTela, 20); //essa função coloca um intervalo de tempo no parametro que foi colocado nela, usa milisegundos. 1000 = 1 segundo. Dessa forma dá movimentoa bolinha. ***lembrar de não colocar "()" na função que se tornou parâmetro senão o código não funciona.



   function leDoTeclado(evento) {

           if(evento.keycode == cima) {

                y = y - taxa;

        } else if(evento.keycode == baixo) {

            y = y + taxa;

        } else if(evento.keycode == esquerda) {

                x = x - taxa;

        } else if(evento.keycode == direita) {

            x = x + taxa;
        }

    }
    document.onkeydown = leDoTeclado;  //identifica a tecla pressionada




</script>
2 respostas

Oi, Maike

Corrija a palavra "keyCode"

solução!

Obrigado, estava quebrando a cabeça por um erro bobo.