3
respostas

[Dúvida] Não consigo instalar o cocoapods corretamente

Ola, ao tentar instalar o cocoapods como orientado no video, meu mac gera o erro e não cria o workspace, podem me ajudar? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá Mônica.

Tudo bem?

Pelo que vejo na imagem do erro, parece que há um problema relacionado ao rexml durante a instalação do Cocoapods. Isso pode ser causado por uma incompatibilidade entre versões de gems ou do próprio Ruby.

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver esse problema:

  1. Atualizar o RubyGems: Primeiro, tente atualizar o RubyGems para garantir que você está usando a versão mais recente. No terminal, execute:

    gem update --system
    
  2. Reinstalar o REXML: Tente reinstalar a gem rexml para garantir que está na versão correta:

    gem uninstall rexml
    gem install rexml
    
  3. Atualizar o Cocoapods: Certifique-se de que você está usando a versão mais recente do Cocoapods:

    sudo gem install cocoapods
    

Espero que uma dessas soluções resolva o seu problema. Se o erro persistir, por favor, compartilhe mais detalhes sobre o ambiente (versão do Ruby, versão do macOS, etc.) para que possamos ajudar de forma mais precisa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Bom dia, tentei efetuar os comandos informados, porem o erro persistiu. Cocoapods: 1.15.2 Ruby: ruby 2.6.10p210 (2022-04-12 revision 67958) [universal.x86_64-darwin23] RubyGems: 3.0.3.1 Host: macOS 14.2.1(23C71) Xcode: 15.3(15E204)

Olá Mônica! Tudo bem?

Eu estava passando pelo mesmo problema que você e consegui resolvê-lo. O que acontece é que a versão do Ruby que está instalada na nossa máquina (2.6.10.210) é a versão que vem por padrão no MacOS Sonoma, mas para conseguir instalar esse pod do Kingfisher precisamos estar em uma versão mais recente.

Para atualizar o Ruby existem diversas formas. A que eu utilizei foi através do Homebrew, que é um gerenciador de pacotes. Abaixo segue um link explicando passo-a-passo como fiz para instalá-lo, atualizar o Ruby e configurar essa nova versão como padrão na máquina (tudo será feito através do terminal):

https://mac.install.guide/ruby/13

Tentando resumir um pouco, você irá: Instalar o Homebrew e configurar o PATH correto para usá-lo (logo após concluir a instalação ele mostra no terminal os dois comandos que você precisa escrever) > Depois, você irá rodar um outro comando para instalar o Ruby (ele buscará a versão mais recente disponível sozinho) > Em seguida, você irá definir o PATH para que o Ruby instalado pelo Homebrew tenha prioridade sobre o Ruby padrão do sistema (adicionar ao final do seu arquivo ~/.zshrc OU ~/.zprofile as 4 linhas de comando que estão na seção "Configure the shell environment" de acordo com o chipset do seu Mac) > Por fim, reiniciar o terminal e rodar o comando ruby -v para verificar em qual versão do Ruby sua máquina está. Caso ainda seja a versão 2.6.10.210, existe uma seção de troubleshooting com possíveis soluções; caso seja uma versão mais recente, está tudo certo, basta tentar instalar o pod novamente (por via das dúvidas, entre na pasta do projeto Cinetopia e apague o arquivo Podfiles e a pasta Pods, caso eles tenham sido criados na tentativa que deu errado, e refaça os passos da criação).

OBS.: É possível que seja necessário atualizar as Ruby Gems também. Eu não tenho certeza se elas são atualizadas automaticamente com a nova versão do Ruby ou se é preciso fazer manualmente. Sendo assim, caso atualizar apenas o Ruby não resolva, tente atualizar as Gems também com o comando gem update e verifique sua versão com o comando gem -v (na minha máquina estou com Ruby 3.3.4 e Ruby Gems 3.5.14)

Desculpe caso minha explicação não tenha sido das melhores ou caso tenha cometido algum erro técnico/conceitual. Ainda tenho bastante a aprender sobre o assunto, então caso alguém mais experiente esteja lendo esse post e possa complementar ou corrigir minha explicação, se necessário, fico grato.

Espero que essa solução também funcione para você. Boa sorte e bons estudos!