Ao gerar tentar gerar um certificado confiavel no debian encontro a seguinte mensagem de erro, e mesmo seguinto os passos do site da microsoft não consigo iniciar o projeto 
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ao gerar tentar gerar um certificado confiavel no debian encontro a seguinte mensagem de erro, e mesmo seguinto os passos do site da microsoft não consigo iniciar o projeto 
Olá, Iago! Tudo beleza?
Pelo que entendi, você está com dificuldades para iniciar um projeto de WebAPI em C# no Debian e está recebendo uma mensagem de erro ao tentar gerar um certificado confiável. Infelizmente, não consigo visualizar a imagem que você compartilhou, mas posso tentar te ajudar de outra forma.
Geralmente, ao iniciar um projeto de WebAPI em C#, é necessário configurar um certificado SSL para garantir a segurança das comunicações. No entanto, a configuração pode variar dependendo do sistema operacional e do ambiente de desenvolvimento que você está utilizando.
Uma possível solução para o seu problema é verificar se você possui os pacotes necessários instalados no seu sistema Debian para a geração de certificados confiáveis. Você pode tentar instalar o pacote "ca-certificates" utilizando o seguinte comando no terminal:
sudo apt-get install ca-certificates
Após a instalação, tente novamente gerar o certificado confiável para o seu projeto de WebAPI em C# e veja se o erro persiste.
Caso o problema persista ou se você tiver mais detalhes sobre o erro que está enfrentando, por favor, compartilhe mais informações para que eu possa te ajudar de forma mais precisa.
Espero ter ajudado e bons estudos!
enviei a imagem em uma mensagem separada para facilitar a visualização.....mesmo gerando um certificado de confiança não conseguo iniciar o projeto da api, não abre a pagina https, me indicaram geram um certificado auto-assinado mas não sei como fazer, segui os passos do site da microsoft indicado ai nessa mensagem mas tbm sem sucesso