Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Não consigo funcionalidade com as funções recebendo variáveis (x, y)

Código confeccionado sem maiores problemas. Entretanto, apenas escrevendo todas as linhas de programação. Não sei por qual motivo, sempre que tento utilizar variáveis dentro da função, ex:

function raquete(x, y){
 rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComp, raqueteAlt)

para "clonar" a função raqueteOponente, reporta erro no DRAW falando que a variável não foi descriminada.

O mesmo ocorre na tentativa com a função verificarColisaoRaqueteOponente, visto que não fiz uso de biblioteca.

Qual possível problema? já tentei varias formas e não cheguei a resultados positivos.

Obrigado

1 resposta
solução!

Olá, Dúlio, tudo bem?

O erro de variável não reconhecida, ocorre se você não estiver passando variáveis que não existem como parâmetro para sua função.

A função mostraRaquete(x, y) recebe dois parâmetros, x e y, que representam as coordenadas da raquete. Quando a função é chamada em draw(), ela deve receber as coordenadas da raquete que você deseja verificar a colisão.

Por exemplo, se você quer mostrar a raquete do oponente, você deveria chamar a função assim: mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);. E se você quer mostrar sua raquete, você deveria chamar a função assim: mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);. Note que as funções recebem como parâmetros as variáveis correspondentes a raquete do Oponente e minha raquete, respectivamente.

Portanto, peço que verifique se criou as variáveis foram definidas corretamente e se estão sendo colocadas como parâmetros ao chamar a função na draw().

Caso ainda assim o problema persista, você pode compartilhar o seu projeto.

Para compartilhar o projeto no P5, siga os passos abaixo:

• Com o p5 aberto e já logado, clique em File (arquivo)
  • Logo depois em Share(compartilhar)
  • Por fim, copie o terceiro link do "edit".
  • Cole o link na resposta do fórum

Sequências de imagens em formato gif, demonstram o passo a passo de como compartilhar o código pelo p5.js Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, estou à disposição, conte comigo!

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!