1
resposta

[Dúvida] Não consigo finalizar a Instalação do Oracle

Nao consigo finalizar a configuração e finalmente Instalar o Oracle. De princípio nem abria a pasta de executar, vendo os comentários aqui do Fórum tentei tirar só diretório "c" e colocar na área de trabalho e deu certo, mas configurando pra instalação apareceu a seguinte msg "[ins _ 32007] ORACLE HOME CONTÉM CARACTERES INVALIDOS "...!!

1 resposta

Oi Thiago, tudo bem?

Estou aqui para ajudar!

Pelo que você relatou, entendi que você mudou o lugar onde toda a pasta de instalação do Oracle está. Essa pasta é o que chamamos de Oracle Home - A casa do Oracle. O endereço dela está nas variáveis de ambiente do seu computador, e é importante que esteja certinho para que o Windows saiba onde encontrar o Oracle.

Além disso, espaço é um caractere inválido no nome da variável. O nome deve ser ORACLE_HOME, com underline no lugar do espaço.

Vamos dar uma olhada em como estão as variáveis de sistema.

Antes de tudo, procure na pasta de instalação do Oracle a pasta product. Dentro dessa pasta deve ter outra com o número da versão do Oracle, e então, dentro desta, outra com o nome da especificidade da versão. No meu computador, é algo assim:

• C:\oracle\product\21\XE

Esse valor é variável de acordo com o seu sistema operacional e versão do Oracle, e, como você mudou o lugar da pasta, terão algumas outras diferenças. Esse é o valor de ORACLE_HOME.

Para verificar as variáveis de ambiente no Windows, vá até as Configurações avançadas do sistema (é só procurar assim mesmo no menu iniciar), e clique no botão Variáveis de ambiente.

Você encontrará dois espaços de variáveis. As de usuário e as de sistema. A variável ORACLE_HOME deve estar em sistema.

janela de variáveis de ambiente do windows

Procure a variável ou verifique na variável path se há alguma menção à pasta de instalação do Oracle.

Se encontrar, e estiver diferente das recomendações que dei aqui, faça as alterações necessárias, aplique, e reinicie seu computador.

Então, tente novamente fazer a configuração do Oracle.

**Se encontrar algum problema no processo, me avise. Mande imagens, por favor, isso me ajuda bastante a saber melhor como ajudar! **

Estou à disposição.

Abraços!