Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Não consigo executar o projeto pelo terminal

Olá.

Estou com dificuldade para executar o projeto pelo terminal.

Ao rodar o comando "dotnet run", apresenta as mensagens abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estranhamente, se eu compilo a solução, não apresenta nenhum erro. Esse erro já aconteceu em um outro projeto de outra aula.

Estou usando VS 2022.

Imagino que seja algo em ambiente, esta é a lista de sdks instaladas:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

As variáveis de sistema estão apontando para a pasta do dotnet:

Alguma ideia de como resolver isso (nesta e em outras aulas com erros semelhantes?

(O pior: eu já tive um problema parecido e EU MESMO postei um passo a passo para quem tem esse problema - mas agora não funcionou!)

Obrigado.

2 respostas

Olá, Mauro. Tudo bem?

Pelo que você descreveu e pelas imagens, parece que o problema está relacionado ao SDK do .NET no seu projeto, ao mesmo tempo parece que está tudo configurado corretamente. Vou deixar algumas sugestões para ajudar a resolver o problema:

• Eu começaria removendo e reinstalando o SDK, pois pode estar corrompido ou com alguma configuração inconsistente, que faz com que o caminho do SDK seja encontrado em alguns momentos e em outros não.
  1. Verifique o arquivo global.json: Se o seu projeto possui um arquivo global.json, ele pode estar especificando uma versão do SDK que não está instalada. Verifique o conteúdo desse arquivo e veja se a versão mencionada está disponível na sua máquina.

2. Reinicie o Visual Studio e o computador: Às vezes, reiniciar o Visual Studio ou o computador pode resolver problemas de ambiente.

3. Atualize o Visual Studio: Garanta que o Visual Studio está atualizado para a versão mais recente, pois isso pode corrigir problemas de compatibilidade com o SDK.

4. Limpe e reconstrua a solução: Tente limpar a solução e reconstruí-la usando os comandos dotnet clean seguido de dotnet build.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!
solução!

Obrigado pela resposta, Renan!

Fiz os passos sugeridos, mas infelizmente, nada funcionou.

Pesquisando uma das linhas de erro (em inglês), cheguei a um tópico no fórum do GitHub, onde alguém tinha um erro semelhante.

Uma das sugestões foi a de remover a variável de sistema "MSBuildSDKsPath", como indicado abaixo:

Fiz isso, reiniciei o computador, e a aplicação passou a rodar como esperado.

Se alguém fizer isso, sugiro que anote a variável e valor antes de excluir (se der errado, é só recriar a variável).

Novamente, muito obrigado pela ajuda.