1
resposta

[Dúvida] não consigo executar nginx no wsl...

Olá estou usando o WSL para fazer o curso e ao executar sudo nginx, seguido da minha senha, ele não consegue fazer o bind.

Alguém poderia me auxiliar?

O suporte aqui no Fórum em alguns cursos são super rápidos, mas nesta formação Ferramentas Essenciais para Devs está complicado o suporte. Cadê os Scubbas Teams de plantão?

Complicado. Porque enquanto o aluno não resolve o problema, ele não consegue dar sequência ao curso...

Segue print do erro mostrado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá João. Tudo bem?

Esse erro pode estar relacionado à porta 80, que já estar em uso. Tenta o seguinte no WSL:

  • Execute o seguinte comando para verificar se a porta 80 está sendo usada por outro processo:

    sudo lsof -i :80
    

    Se houver algum processo usando a porta 80, você pode matá-lo usando o comando kill:

    sudo kill <PID>
    
  • Se a porta 80 estiver em uso e você não puder liberá-la, uma alternativa é alterar a porta de escuta do NGINX para outra porta, como a 8080. Para isso, edite o arquivo de configuração do NGINX:

    sudo vim /etc/nginx/nginx.conf
    

    Encontre a linha que diz listen 80; e altere para listen 8080;. Salve o arquivo e tente iniciar o NGINX novamente:

    sudo nginx
    
  • Às vezes, reiniciar o WSL pode resolver problemas de rede. Execute o seguinte comando no PowerShell:

    wsl --shutdown
    

    Em seguida, abra o WSL novamente e tente iniciar o NGINX.

Espero ter ajudado.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!