A função movimentaAtor() é responsável por mover o ator com base nas teclas pressionadas. O código parece estar correto, e o uso das teclas UP_ARROW e DOWN_ARROW está adequado. No entanto, para que essas teclas funcionem corretamente, você precisa garantir que a função keyIsDown() seja chamada dentro da função draw().
Veja um exemplo de como você pode organizar o código corretamente:
javascript Copy code function setup() { // Configurações iniciais, carregamento de imagens, sons, etc. }
function draw() { // Lógica do jogo, atualização de posições, verificação de colisões, etc. movimentaAtor(); verificaColisao(); marcaPonto(); // Outras operações relacionadas ao jogo mostraAtor(); incluiPontos(); }
function movimentaAtor() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yAtor -= 3; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { if (podeSemover()) { yAtor += 3; } } }
// Restante do código... Certifique-se de ter uma função setup() que é chamada uma vez no início do programa e uma função draw() que é executada repetidamente para atualizar o jogo. Dentro da função draw(), você deve chamar as funções responsáveis por mover o ator e verificar as teclas pressionadas.
Verifique se o código está organizado dessa f orma e tente executá-lo novamente para ver se as teclas UP_ARROW e DOWN_ARROW funcionam corretamente. Se ainda houver problemas, verifique se as imagens e sons estão carregados corretamente e se as variáveis como imagemDoator, xAtor, yAtor, keyIsDown, podeSemover(), etc., estão corretamente declaradas e inicializadas.