Na aula sobre variáveis de cor, em variáves e estilos, quando clico no + indicado pelo Mateus, tenho essa resposta do Figma... onde estou errando?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Na aula sobre variáveis de cor, em variáves e estilos, quando clico no + indicado pelo Mateus, tenho essa resposta do Figma... onde estou errando?
Olá, Marcos. Tudo bem com você?
Pelo que você descreveu e pela imagem que enviou, parece que você está utilizando o plano Starter do Figma, que é a versão gratuita da ferramenta. Neste plano, você está limitado a criar apenas um modo para variáveis. Isso significa que você não pode criar modos de cores adicionais, como seria necessário para ter um tema claro e um tema escuro (light/dark mode).
Para resolver esse problema e poder criar modos de cores diferentes para o light e dark mode, você precisaria fazer um upgrade para o plano Professional, conforme indicado na imagem. Este plano pago oferece a possibilidade de criar até 4 modos para variáveis, o que te permitiria definir cores diferentes para cada modo. Mas você pode adiquirir o plano educacional aqui.
Se você não deseja fazer o upgrade para o plano pago, uma alternativa seria criar dois conjuntos de estilos de cores separados dentro do mesmo modo de variáveis e alternar manualmente entre eles quando estiver projetando para light ou dark mode. No entanto, isso não seria tão automatizado quanto ter modos de variáveis distintos e exigiria mais trabalho manual para manter a consistência entre os temas.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Até mais e bons estudos!