1
resposta

[Dúvida] Não consigo criar uma textura para apenas UMA parte do meu modelo.

Olá, estou acompanhando o curso, e chegando a parte onde se fala sobre o texture painting, estou com problemas, por conta da nova versão do blender, quando crio uma Base Color para o modelo, mesmo selecionando uma parte específica do modelo pelo modo objeto, a textura é aplicada a todo o modelo, e não somente aquela parte que selecionei. Voltei em aulas anteriores para ter certeza que não perdi nada, e não parece ser o caso...enfim, como posso solucionar esse problema?

1 resposta

Olá, Esttevan, como vai?

É importante garantir que cada parte do modelo tenha seu próprio material. Quando um único material é aplicado a toda a malha, qualquer textura adicionada acaba sendo distribuída por todo o modelo. Testei os passos da aula na versão 4.3.2 e, pelo que observei, o processo continua o mesmo.

Um modelo de espada 3D exibido no Blender com uma textura quadriculada colorida para mapeamento UV à esquerda e propriedades à direita.

Confere também no Material Preview se cada objeto está realmente atribuído ao material correto.

Uma espada 3D colorida com uma lâmina espiral vermelha e branca, encimada por um punho azul e verde, exibida na interface de modelagem do Blender.

Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado