Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Não consigo conectar na minha EC2 por SSH

Boa Tarde

Fazendo o passo a passo do curso e criei uma EC2 novinha, com um novo Security Group e tudo zerado. Porém quando tento acessar a máquina por SSH, mesmo estando no mesmo diretório da chave, eu simplesmente não consigo conectar de forma alguma e só recebo mensagem de TimeOut.

Já verifiquei o Security Group para permitir tráfego na porta 22 para qualquer ipV4 e ipV6, inclusive o meu próprio Ip. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou utilizando Windows 11, porém consigo conectar por SSH em uma máquina com Ubuntu Server que criei na Virtual Box normalmente. E dentro desta outra máquina o acesso também dá TimeOut.

Se adicionar na regra para liberar o tráfego ICMP, consigo pingar na máquina normalmente. E abrindo pelo CloudShell também consigo conectar. Já não sei mais o que fazer. Inclusive já troquei de região da AWS caso eu tivesse bagunçado os Security Groups em algum passo anterior do curso.

Alguém sabe me ajudar? Seria uma regra de firewall do meu roteador?

5 respostas

Oii, Micael, boa tarde, tudo bem?

Você tentou se conectar à instância pelo PuTTY também? Pergunto isso para saber se por lá também funciona de forma normal. Porque se funcionasse, em teoria, poderia até ser um erro do firewall do próprio Windows. Aqui temos um artigo comentando sobre o SSH com o PuTTY e aqui há uma videoaula de outro curso.

Além disso, vou deixar outras opções que podem te ajudar:

  • Checar se a instância da EC2 está rodando e checada como "2/2 checks passed" no console da AWS.

  • Endereço IP Público: ter certeza de que você está usando o endereço IP público correto da sua instância EC2 para a conexão SSH.

  • Firewall do Windows: talvez o firewall do seu sistema operacional Windows pode estar bloqueando a conexão. Se você puder desativar, só para testar, por favor.

  • Você mencionou a possibilidade de ser uma regra de firewall do roteador, então é importante verificar se o roteador ou modem está bloqueando a porta 22. Você pode precisar configurar o port forwarding para a porta 22 se estiver atrás de um NAT, caso isso esteja acontecendo. Recomendo checar outras configurações antes, pois talvez seja uma coisa mais básica, ok?

Se a dúvida persistir, é só me dar um retorno.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Criei outra EC2, com uma chave ppk e tentei a conexão pelo Putty como você sugeriu, mas não obtive sucesso. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desativei o firewall do windows, mas ainda não obtive sucesso, como pode verificar abaixo Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou ficando sem alternativas, já pedi acesso para acessar o meu firewall do reteador para o pessoal do meu provedor (eles não liberam o acesso) verificar. Se for isso sinalizo aqui na sequência. Se não for isso, realmente não sei mais o que poderia ser

solução!

Fiz um teste muito louco agora. Criei uma VM no Google Cloud e entre nela pelo CloudShell. Tentei acessar minha EC2 que estou tendo dificuldades, por lá, e consegui.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O que me leva a crer que o problema é alguma configuração do meu pc ou roteador. Falei com o pessoal do Provedor e me responderam que eles não bloqueiam nenhuma porta no roteador. A atendente verificou para mim e a porta 22 está liberada normalmente.

Edit: Se eu tento conectar por SSH da minha máquina local para esta VM da Google Cloud, também não obtenho resposta

Edit 2: Testei pela rede móvel do meu celular, e obtive sucesso

Oii, Micael, tudo certo por aí?

Queria saber se você ainda está tendo o erro, pois vi que sua resposta foi marcada como solucionada.

Parece mesmo que é alguma configuração da sua máquina, já que você conseguiu conectar no celular.

Atualiza a gente, por favor?

Abraços!

O problema é o meu provedor de internet. Segundo eles "estou atrás de um ip de cgnat, a amazon pode ter uma restrição quanto a isso".

Me indicaram contratar o serviço de Ip Fixo e abilitaram um de cortesia por 3 dias para testar. Com o ip fixo que eles me liberaram, consegui conectar normalmente como se nada tivesse acontecido. O problema vai ser que vou ter que contratar mais um serviço com eles, sendo que no meu ponto de vista isso deveria estar liberado desde o primeiro momento. O que penso em fazer, é acessar com a internet do meu celular mesmo, apesar de chato é a solução mais em conta no momento.

Agradeço a atenção e a preocupação de vocês em relação a este assunto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software