2
respostas

[Dúvida] Não consigo compilar meu arquivo TS

Oiii, estou iniciando a formação https://cursos.alura.com.br/formacao-typescript e seguindo o primeiro artigo da formação (TypeScript com JavaScript Vanilla) eu empaquei no finalzinho.

esse é meu arquivo tsconfig.json

{
    "compilerOptions": {
        "target": "ES5",
        "module": "CommonJS",
        "rootDir": "./",
        "outDir": "./"
    }
}

e esse é o erro que da ao tentar aplicar o "tsc" no terminal

PS C:\Users\julia\OneDrive\Documentos\Cursos\Alura\Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript> tsc error TS18003: No inputs were found in config file 'C:/Users/julia/OneDrive/Documentos/Cursos/Alura/Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript/tsconfig.json'. Specified 'include' paths were '["**/*"]' and 'exclude' paths were '["./"]'.

Found 1 error.

PS C:\Users\julia\OneDrive\Documentos\Cursos\Alura\Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript>

Além disso, a aba de "problems" no meu VS Code fica dando a mensagem abaixo:

No inputs were found in config file 'c:/Users/julia/OneDrive/Documentos/Cursos/Alura/Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript/tsconfig.json'. Specified 'include' paths were '["**/*"]' and 'exclude' paths were '["./"]'.

Alguém poderia me dar uma ajuda????

2 respostas

E aí, Julia!

O erro TS18003 que você está vendo é basicamente dizendo que o compilador TypeScript não encontrou nenhum arquivo TypeScript para compilar, mesmo com as opções de inclusão e exclusão definidas no seu tsconfig.json.

Vou te dar algumas sugestões para tentar resolver:

Certifique-se de que você tem pelo menos um arquivo .ts ou .tsx na sua pasta de trabalho ou em subpastas. Se você não tiver nenhum arquivo TypeScript, o TypeScript não terá nada para compilar e, consequentemente, lançará esse erro.

Você pode querer especificar quais arquivos ou diretórios devem ser compilados. Tente adicionar um include para apontar para seus arquivos TypeScript. Por exemplo:

{
    "compilerOptions": {
        "target": "ES5",
        "module": "CommonJS",
        "rootDir": "./",
        "outDir": "./"
    },
    "include": [
        "./**/*.ts"
    ]
}

Pode ser que essa configuração esteja excluindo inadvertidamente todos os seus arquivos TypeScript. Experimente remover a opção exclude do seu tsconfig.json por enquanto e veja se resolve o problema.

Certifique-se de que o caminho especificado no tsconfig.json está correto e que você está no diretório correto quando executa o comando tsc.

: Às vezes, reiniciar o VS Code ou fechar e reabrir o projeto pode resolver o problema. Certifique-se também de que suas extensões e configurações do VS Code estão atualizadas e alinhadas com o TypeScript.

Espero que uma dessas dicas ajude você a resolver esse problema!

Oii!! Eu reiniciei o VS Code e de fato um dos erros sumiram, mas ainda não consigo compilar... Ajustei o caminho conforme código abaixo

{
    "compilerOptions": {
        "target": "ES5", //define a versão do ECMAScript que o código compilado vai seguir. Escolhemos "es5" por ser amplamente suportado.
        "module": "CommonJS", //especifica o sistema de módulos que será usado. "commonjs" é uma escolha segura para projetos Node.js.
        "rootDir": "C:/Users/julia/OneDrive/Documentos/Cursos/Alura/Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript", //indica o diretório onde estão nossos arquivos TypeScript.
        "outDir": "C:/Users/julia/OneDrive/Documentos/Cursos/Alura/Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript" //especifica o diretório onde o TypeScript vai colocar os arquivos JavaScript compilados.
    }
}

e meus arquivos estão nas pastas conforme prints abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

e continua dando o seguinte erro: PS C:\Users\julia\OneDrive\Documentos\Cursos\Alura\Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript> tsc error TS18003: No inputs were found in config file 'C:/Users/julia/OneDrive/Documentos/Cursos/Alura/Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript/tsconfig.json'. Specified 'include' paths were '["**/*"]' and 'exclude' paths were '["C:/Users/julia/OneDrive/Documentos/Cursos/Alura/Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript"]'.

Found 1 error.

PS C:\Users\julia\OneDrive\Documentos\Cursos\Alura\Melhore sua experiência de desenvolvimento com TypeScript>

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software