Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

[Dúvida] Não consigo atualizar o python.

O instrutor Igor disse que é importante eu ter a mesma versão do python. A que eu tenho é a 3.9.2 e eu não estou conseguindo atualizar. Uso o código sudo apt install python3.10 e aparece o erro E: Impossível encontrar o pacote python3.10 E: Couldn't find any package by glob 'python3.10' E também não estou conseguindo instalar o pip e por isso não consigo prosseguir na aula. Eu estou usando o terminal no Linux LUX 1.

7 respostas

Olá Gabriel, tudo bem?

Para instalar o Python 3.10 no Linux, siga o seguinte passo a passo:

1) Atualizando pacotes

sudo apt update
sudo apt install software-properties-common
sudo add-apt-repository ppa:deadsnakes/ppa

2) Instalando Python

sudo apt install python3.10

3) Verificar se foi instalado

python3.10 --version

O resultado esperado é que seja mostrado a versão do Python no console, por exemplo:

Imagem que mostra a versão 3.10 no python após o comando python3.10 –version

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Monalisa, tudo bem? Eu tentei e não deu certo, apareceu a mesma mensagem de erro. É realmente necessário que eu tenha essa versão do python? Já tentei de outras formas e não consegui.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi Gabriel,

Puxa! É possível que esse erro esteja relacionado a algum problema específico com a distribuição Linux. Testei o mesmo procedimento que te passei em uma distro Ubuntu e funcionou com êxito. Mas não se preocupe, você pode utilizar a versão 3.9.2 sem problemas!

Recomendo que continue com os passos de preparação do ambiente, especialmente na parte de instalar as bibliotecas pip e venv do Python. Você pode acessar a atividade detalhada aqui.

Espero que isso ajude e fico à disposição.

Abraços!

Oi Monalisa, eu sinto muitíssimo mas quando tentei criar o ambiente apareceu esse texto, eu até tentei o comando que ele sugeriu mas parece que não deu certo, acho que assim não consigo prosseguir com as aulas. É uma pena pois estava gostando do curso mas eu me frustrei com essa situação. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Gabriel, lamento muito pelos problemas que estamos enfrentando no ambiente, que são comuns no desenvolvimento, mas, sei que é frustrante. Estou aqui para ajudar e farei o meu máximo para resolvermos essa situação ou pensar em alternativas.

Por favor, tente executar o seguinte comando, sem o 3 na frente - assim:

python -m venv venv

Depois me avise se deu certo.

Na verdade não deu certo, apareceu uma mensagem de comando não encontrado.

solução!

Bom dia, Gabriel!

Nosso time entrou em contato com você, mas, vou deixar aqui os comandos de solução para caso algum outro estudante encontre o mesmo problema:

sudo apt-get install python3-distutils
curl -sS https://bootstrap.pypa.io/get-pip.py | python3
python3 -m pip install --upgrade pip
python3 -m pip install virtualenv
python3 -m virtualenv venv
source venv/bin/activate
python3 -m pip install requests==2.28.2
python3 -m pip install pandas==2.0.0

Agora, basta prosseguir com o curso.Obs: Como você já tem o Linux, pode ignorar as conexões que o instrutor faz com o WSL - o WSL é para quem usa o Windows e precisa simular um ambiente Linux.

Abraços e bons estudos.