Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Não consigo acessar a tabela

Olá instrutores, tudo bem?

Eu não consigo acessar a tabela da consulta. Esse foi o meu código:

SELECT gender, tripduration
FROM 'bigquery-public-data.new_york_citibike.citibike_trips'
LIMIT 5;

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePoderiam me ajudar, por gentileza?

Obrigada pela atenção!

3 respostas

Oi, Tereza! Tudo bem, e com você?

Para realizar a consulta, não podemos utilizar as aspas simples assim como você usou, isso não é aceito pelo BigQuery e gerará um erro de sintaxe. Neste caso, podemos escrever o SELECT de duas formas:

  • Com acento grave englobando o trecho bigquery-public-data:

    SELECT gender, tripduration
    FROM `bigquery-public-data`.new_york.citibike_trips
    LIMIT 5;
    
  • Sem aspas e sem acento grave:

    SELECT gender, tripduration
    FROM bigquery-public-data.new_york.citibike_trips
    LIMIT 5;
    

Esses dois caminhos são possíveis e nos retornam o mesmo resultado!

Tereza, observe que em ambas as consultas em escrevi bigquery-public-data.new_york.citibike_trips em vez de bigquery-public-data.new_york_citibike.citibike_trips. Devido a atualizações na base de dados disponibilizada pela Google Cloud, em alguns contextos teremos que usar esta nova opção de nome.

Espero ter ajudado! Se surgirem novas dúvidas, estarei por aqui.

Um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi professora Andrieli, boa tarde! Eu estou bem, obg por perguntar!

Muito obrigada pelos esclarecimentos! Uma última dúvida que eu tenho, é entender como o BigQuery se "conecta" a uma base de dados. Fui rever o primeiro módulo do curso, e não encontrei uma explicação de como o professor do curso fez para encontrar o "caminho" para criar o comando select da base de dados do exercício, e também fiquei com essa dúvida de como o Big query conseguiu retornar as tabelas sem que eu as tenha importado.

Obrigada pela atenção!

solução!

Oi, Tereza!

A Google oferece vários projetos que contêm conjuntos de dados e tabelas de domínio público. Além de consultarmos esses materiais gratuitamente, também é possível usá-los dentro do BigQuery! Como essa ferramenta é oferecida pela Google, a conexão com os bancos de dados públicos é feita de maneira automática e a partir dos próprios servidores da Google.

Um exemplo de projeto é o bigquery-public-data, que contém dados sobre diversos temas, como saúde, educação e Geografia. Dentro desse projeto, há um conjunto de dados chamado new_york_citibike (ou apenas new_york), que contém dados sobre os aluguéis de bicicleta na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Dentro desse conjunto de dados, há uma tabela chamada citibike_trips, que tem dados sobre cada viagem realizada pelos usuários do serviço de bicicleta.

Geralmente, ao definir o caminho da consulta, usamos a lógica que abordei acima: projeto + conjunto de dados + tabela. Essa organização é feita pela própria plataforma, então não precisamos se preocupar com esta questão — basta usá-la! :)

Tereza, caso tenha curiosidade em explorar os projetos e conjuntos de dados do BigQuery, basta acessar o link abaixo:

Além disso, também recomendo a leitura do artigo a seguir, que explora algumas informações importantes sobre o BigQuery:

Espero ter ajudado, Tereza!

Abração.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software