Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Não consigo abrir o index.html

Olá não estou conseguindo abrir o index.html para fazer os testes iniciais das frases.

Na verdade ele ate abriu mas não no chrome, o arquivo esta abrindo no Microsoft Edge.

Como posso resolver a questão para avançar com as aulas?

Sou grato pela atenção.

6 respostas
solução!

Na pasta onde está o index.html clique com o botão direito e escolha "Abrir com" e depois "Google Chrome".

Espero ter ajudado!

Olá, Nilderson!

Você pode seguir a dica da colega, ela é super funcional, mas isso normalmente é "erro" com o navegador padrão para abrir arquivos HTML no seu computador. Se o arquivo está abrindo no Microsoft Edge em vez do Chrome, é porque o Edge está definido como o navegador padrão no seu sistema operacional.

Para resolver isso e deixar a abertura de forma automática, você pode mudar o navegador padrão para o Chrome. Aqui está um passo a passo de como fazer isso no Windows 10:

  1. Clique no botão Iniciar (ou pressione a tecla Windows) e selecione "Configurações" (o ícone de engrenagem).

  2. Na janela de Configurações, clique em "Aplicativos".

  3. No menu lateral esquerdo, clique em "Aplicativos padrão".

  4. Role para baixo até encontrar "Navegador da Web" e clique no ícone do navegador atual (provavelmente Microsoft Edge, no seu caso).

  5. Uma lista de navegadores instalados no seu computador será exibida. Selecione "Google Chrome".

Ou vai em aplicativos, selecione o google Chrome e em cada tipo de arquivo, coloque o chrome.

Agora, quando você tentar abrir um arquivo HTML, ele deve abrir no Chrome por padrão.

No entanto, se você quiser continuar usando o Microsoft Edge, não há problema. O importante é que você consiga ver a página HTML e fazer os testes iniciais.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Professor Victor Santos !

Estimado professor, não consegui ainda abrir no Chrome o arquivo .html, realizei tuas dicas passo a passo porém não tive êxito. Tenho o Opera como navegador, mas sim realizei a definição do Chrome como padrão. Aparece no Chrome como como um ficheiro e também a caixa de traduzir a página. Eu tenho a dúvida de como realizar essa etapa para continuar o estudo. ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Muito obrigado desde já! Atenciosamente, Felipe Carneiro

Olá Felipe!

Preciso entender melhor o seu caso e o seu erro em si. Por isso, vou fazer algumas perguntas e oferecer possíveis soluções caso as respostas sejam negativas, ok?

1 - Você descompactou a pasta baixada?

  • Se não descompactou é necessário descompactar a mesma, então com o arquivo baixado clique com o botão direito e depois em "extrair tudo" Descompactando o arquivo

Se sim Desconsidere

2 - "Ficheiro" e "arquivo" podem ser sinônimos e não necessariamente um erro, você abriu em outros navegadores e deu o mesmo erro, teste no edge e verifique se aparece o mesmo, para isso basta copiar o texto que está na URL e colocar em outros navegadores, por fim nesse caso gostaria de saber se sempre quando você abre esse arquivo aparece essa tela cinza?

  • Se sim peço que baixe novamente o arquivo, e descompacte o mesmo, pois pode ter havido algum erro no processo de descompactar.

3 - O navegador por si só não faz muita diferença, mas claro que recomendo o Chrome para acompanhar a aula melhor. Você disse que já colocou o Chrome como padrão em "mas sim realizei a definição do Chrome como padrão", então está tudo ok, era isso que você gostaria, né? Mas no começo do tópico você diz que não conseguiu abrir ainda no Chrome, verifique o logotipo do navegador sobre o arquivo. Meu navegador padrão é o edge, então vai aparecer o logotipo do Edge, mas para você deve aparecer o do Google Chrome. Observe o meu que está o do edge, então para mim está tudo certo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sendo assim verifique esses passos, e gostaria de saber qual é o erro exatamente, você não consegue abrir de forma automática o arquivo .html no google Chrome assim como na Aula, ou o seu arquivo está com erro ? pois no seu print está tudo cinza.

Essas informações serão úteis para que eu possa ajudar você, para que possa aprender bastante com esse curso, que por sinal está muito bacana.

Fico no aguardo, vou lhe acompanhar nessa trajetória!

Boa noite professor,

Eu realizei todos os passos que pediu, mesmo assim persiste o erro. A janela toda cinza aparece na tela e não abre a figura do robô e caixa de conversa. Não sei explicar o erro, eu clico no ícone JS Game e ele simplesmente não abre. Eu copiei e colei nos outros navegadores e mesmo assim não consigo prosseguir. Eu realmente não vejo saída, fiz e refiz tudo que indicou aqui e em outros tópicos. Não entendo o erro, eu clico no ícone e não abre, já tentei definir os outros navegadores como padrão e continua na mesma tela cinza.

Obrigado desde já ! Atenciosamente, Felipe Carneiro

Sou grato por compartilhar Felipe!

Abraços e sucesso!