Olá Felipe!
Preciso entender melhor o seu caso e o seu erro em si. Por isso, vou fazer algumas perguntas e oferecer possíveis soluções caso as respostas sejam negativas, ok?
1 - Você descompactou a pasta baixada?
- Se não descompactou é necessário descompactar a mesma, então com o arquivo baixado clique com o botão direito e depois em "extrair tudo"
Se sim Desconsidere
2 - "Ficheiro" e "arquivo" podem ser sinônimos e não necessariamente um erro, você abriu em outros navegadores e deu o mesmo erro, teste no edge e verifique se aparece o mesmo, para isso basta copiar o texto que está na URL e colocar em outros navegadores, por fim nesse caso gostaria de saber se sempre quando você abre esse arquivo aparece essa tela cinza?
- Se sim peço que baixe novamente o arquivo, e descompacte o mesmo, pois pode ter havido algum erro no processo de descompactar.
3 - O navegador por si só não faz muita diferença, mas claro que recomendo o Chrome para acompanhar a aula melhor. Você disse que já colocou o Chrome como padrão em "mas sim realizei a definição do Chrome como padrão", então está tudo ok, era isso que você gostaria, né? Mas no começo do tópico você diz que não conseguiu abrir ainda no Chrome, verifique o logotipo do navegador sobre o arquivo. Meu navegador padrão é o edge, então vai aparecer o logotipo do Edge, mas para você deve aparecer o do Google Chrome. Observe o meu que está o do edge, então para mim está tudo certo:
Sendo assim verifique esses passos, e gostaria de saber qual é o erro exatamente, você não consegue abrir de forma automática o arquivo .html no google Chrome assim como na Aula, ou o seu arquivo está com erro ? pois no seu print está tudo cinza.
Essas informações serão úteis para que eu possa ajudar você, para que possa aprender bastante com esse curso, que por sinal está muito bacana.
Fico no aguardo, vou lhe acompanhar nessa trajetória!