2
respostas

[Dúvida] Não consegui recuperar meus dados no SQLite

Criei uma conta no SQlite, mas estou em dúvida na forma correta de salvar o projeto e retornar no ponto onde parei. Fiz vários testes, salvando o arquivo, mas sempre que fecho o site e retorno à minha conta, as tabelas importadas não aparecem, mesmo abrindo o projeto salvo. Perco tudo.

Por favor, me dê orientação de como salvar o projeto e retornar com tudo salvo. As abas de códigos aparecem, mas as tabelas não ficam salvas.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá Wagner, tudo bem com você?

Infelizmente, o SQLite Online, como muitas outras ferramentas online, não mantém a persistência dos dados após o fechamento ou atualização da página. Isso ocorre porque essas ferramentas são projetadas para serem ambientes de teste e aprendizado, e não para armazenar dados de longo prazo.

Para contornar essa situação, você pode salvar seu projeto localmente e recuperá-lo quando necessário. Siga os passos abaixo:

1. Salvar o banco de dados

• Acima das tabelas, clique no ícone de disquete (💾), como mostra a imagem:

Interface do SQLite Online com destaque para o ícone de salvar (disquete) acima das tabelas

• Um arquivo com extensão .db será baixado no seu computador.

2. Recarregar o banco de dados posteriormente

• Ao acessar o SQLite Online novamente, clique no botão "+" e selecione "Open SQLite DB":

Menu do SQLite Online com opção 'Open SQLite DB' destacada

• No explorador de arquivos, altere o filtro para "Todos os arquivos" para localizar todos os arquivos, inclusive com extensão .db:

Janela do explorador de arquivos com a opção 'Todos os arquivos' selecionada e o arquivo .db visível

• Selecione o arquivo salvo e pronto! Seus dados serão restaurados.

Recomendo fazer backups periódicos do arquivo .db para evitar perdas acidentais.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Monalisa!! Obrigado pelas informações.

Outra questão é o salvamento das abas de códigos e histórico. Percebi que ele salva apenas uma aba por vez. Há como salvar todas elas e também o histórico?

Essas questões não são tão claras para quem está iniciando. Creio que seja muito importante essas etapas de salvamento serem abordadas no curso. Se tem, infelizmente eu não vi, ai foi falha minha. Eu já estava bem adiantado no curso, a página do SQlite atualizou e eu perdi as minhas tabelas.