7
respostas

[Dúvida] Não aparece a Lista de Aplicativos do lado esquerdo do Terminal Ubuntu.

Quando o instrutor da Alura, para esse curso, mostra o Terminal do Ubuntu para ensinar comandos, o sistema apresenta um conjunto de aplicativos (Firefox, LibreOffice, etc) do lado esquerdo da tela, numa lista vertical. Contudo, na minha instalação essa lista não aparece. Gostaria de saber onde estou errando. Será que é a versão da VM VirtualBox ou a versão do Ubuntu?

7 respostas

Oi, Clara

O nome da barra é dock (doca).

Verifique em configurações se ele está oculta

doca

Oi Luiz, tudo bem? Muito Obrigado por sua resposta que, inclusive, foi muito rápida. Mas acho que não me expliquei direito. O que quiz dizer foi o seguinte: Eu não consegui ter o menu de aplicativos como uma lista do lado esquerdo da tela. Veja abaixo. Muito Obrigado!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi Luiz, tudo bem? Agora sim eu posso lhe explicar! Veja a tela abaixo. Por que na minha instalação não vieram esses aplicativos gráficos da lista à esquerda da tela?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Clara

Fiquei sem entender

Vc enviou uma imagem apenas com o Terminal, onde não é para existir menu e ou lista de aplicativos no Terminal

Vc não tem acesso a interface gráfica (Gnome) do Ubuntu?

Imagens da aula

Interface gráfica (Gnome)Abrindo TerminalJanela do Terminal sobre a Interface gráfica
aula 1aula 2aula 3

O Ubuntu atual está na versão 22.04 ubuntu

Olá Luiz Dias, tudo bem? Aqui estou eu novamente! Sou iniciante em TI e entrei no Alura a pouco tempo. Então, para mim tudo é novidade! Por exemplo, você postou a figura de uma interface. Além disso, você ressaltou dois campos em azul. Como você fêz isso?

Luís, boa noite! Novamente, muito obrigado por seu interesse em me ajudar! Eu não sabia que essa interface era chamada de Gnome. Muito obrigada. Agora vou tentar me virar para não te incomodar mais.

Clara,

A formatação aqui, no forum, segue o padrão Markdown.

Veja mais em:

Sobre o VirtualBox com Ubuntu

Tente fazer uma nova instalação seguido essas aulas

1. VirtualBox
  2. Criando uma máquina virtual
  3. Configurando redes na máquina virtual
  4. Instalando o Linux

Ou esse vídeo no Youtube Instalando o Ubuntu em Máquina Virtual no Windows 10 com VirtualBox

VirtualBox

No Linux, assim como existem várias distribuições, também existem diversas interfaces gráficas. As mais famosas são o Gnome e o KDE.

Qual a DIFERENÇA entre TODAS as INTERFACES do LINUX? INTERFACES

Bons estudos 🤓