Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida na versão MongoDB 6.0.1 Community para "Prompt de Comando".

PessoALL,

A forma de trabalhar na versão MongoDB 6.0.1 Community mudou para o "Prompt de Comando" (antigo "Prompt do DOS")...

Prompt de Comando do MongoDB 6.0.1 Community

Não tem mais o arquivo "mongo.exe" e os arquivos: "mongod.exe" e "mongos.exe" NÃO carregam o "shell" de comandos...

... como fazer os exercícios do curso?

[]'s,

Fabio I.

4 respostas
solução!

Olá, Fabio, tudo bem?

A partir da versão 5 do MongoDB, o acesso através do console passou por mudanças, pois o mongos, que é a ferramenta que nos possibilita acessar o MongoDB através da linha de comando, passou a ser instalado separadamente ao servidor, então para conseguirmos acessar o mongoDB através da linha de comando é necessário instalar o shell.

Para realizar o Download você acessar este link

Já para realizar a instalação, você pode seguir o passo a passo disponibilizado na documentação do MongoBD Shell

Espero ter ajudado e bons estudos!

Tudo joia Danielle?

Entendi... optei pela versão MSI, baixei o arquivo e instalei. Programas e Recursos do Windows:

Programas e Recursos do Windows 10

Ele criou sozinho dentro das "Variáveis de Ambiente" do Windows no seguinte caminho:

"C:\users\fabio\AppData\Local\Programs\mongosh"

E colocou o arquivo "mongosh.exe" nesta pasta.

Mas o próprio "mongod.exe" e o "mongos.exe" ficam em outro diretório a saber:

"C:\Program Files\MongoDB\Server\6.0\bin"

Caminho no Prompt de Comando do MongoDB ShellVou voltar algumas aulas para testar, mas aparentemente está tudo certo.

No manual de instalação tem a seguinte observação:

Manual de Instalação MongoDB Shell - Observação

Mas ele já criou a pasta... isso foi somente para avisar, certo?

Obrigado!

[]'s,

Fabio I.

Bom dia, Fábio.

Eu instalei no meu Ubuntu 20.04 a versão do MongoDB 6.0.1 esses dias e o nome do shell agora é mongosh. Inclusive, se instalares a ferramenta gráfica MongoDB Compass verás que no canto inferior esquerdo há um link escrito >_MONGOSH que ao ser clicado abre esse mesmo shell no browser.

Abraço.

Aluno,

Putz, não tinha visto, obrigado pela dica!

Bom... pode ser que NÃO tinha aparecido, pois eu NÃO tinha instalado (eu acho) o MongoDB Shell (a instalação é em separado). Talvez eu NÃO percebi e instalei novamente o MongoDB Shell ou "MONGOSH" ou como eu instalei depois, a tela só apareceu depois.

Vou colocar a tela que você me indicou aqui:

MongoDB Shell dentro da ferramenta MongoDB Compass

Vou experimentar daqui a pouco. Valew!!!

[]'s,

Fabio I.