1
resposta

[Dúvida] Na versao atual utilizar o COUNTROWS(Tb_ItensNotas) > 0 e somente o calculate nao daria na mesma?

Estou fazendo o curso Power BI: aplicando DAX ao negócio e no modulo de medias moveis, para nao puxar valores nas celulas que deveriam ser brancas se utilizar a validacao COUNTROWS(Tb_ItensNotas) > 0, porem quando eu fui fazer o exercicio somente utilizando o calculate sem o countrow ja me trouxe o resultado as celulas em branco. Isso seria uma diferenca de versao ou eu posso ter deixado escapar alguma coisa?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, tudo bem?

A diferença entre usar COUNTROWS(Tb_ItensNotas) > 0 e apenas CALCULATE estar relacionada ao contexto de filtro.

• COUNTROWS(Tb_ItensNotas) > 0: Essa condição é usada para garantir que existem registros na tabela Tb_ItensNotas antes de calcular a medida. Isso pode ser útil para evitar cálculos em células onde não há dados, resultando em células em branco.

• CALCULATE sem COUNTROWS: Pode funcionar porque o CALCULATE já está aplicando filtros que, dependendo da estrutura dos dados, podem naturalmente resultar em células em branco quando não há dados para calcular. Isso pode acontecer se o filtro de datas não encontrar registros correspondentes.

Se ao remover o COUNTROWS as células ainda aparecem em branco, pode ser que o contexto de filtro já esteja lidando com isso adequadamente. Não é necessariamente uma questão de versão, mas sim de como os dados estão estruturados e filtrados.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado