1
resposta

Dúvida na variável "probabilidade" no exercício final.

Por que foi usado "probabilidade = significancia" em vez de "probabilidade = confianca" (ou seja, "probabilidade = 1 - significancia")?

Fiz utilizando 0.95 no norm.ppf e encontrei o valor simétrico positivo para Z_alpha: 1,64.

Obrigado!

1 resposta

Olá, Felipe, tudo bem?

A questão realiza o teste da hipótese de que a renda média dos trabalhadores do Rio de Janeiro é menor que a renda média dos trabalhadores de São Paulo.

Assim, temos a renda média do Rio de Janeiro (μ1) e a renda média de São Paulo (μ2) em que a hipotése nula (a que queremos refutar) é de que μ1 - μ2 >= 0. Dessa forma, segundo as aulas precisamos realizar o teste da cauda inferior (como podemos observar na imagem abaixo), onde analisamos a probabilidade através da significância do teste ( α )

Distribuição normal demonstrando o teste da cauda inferior com significância de 5%, sendo a àrea de rejeicão da hipótese nula, e o restante (95% ou a confiança), sendo a área de aceitação da hipótese nula. O valor de z de -1,64 divide esses dois intervalos.

Por isso, utilizamos a significância ao invés da confiança. Assim, prosseguimos o teste verificando se o nosso p_value é menor ou igual a significância ou analisamos o valor crítico do z.

Qualquer dúvida é só chamar!

Abraços e bons estudos!