olá, eu não consegui entender a diferença do "de onde vez a luz" e a "inclinação da luz", os traços amarelo e azul respectivamente.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
olá, eu não consegui entender a diferença do "de onde vez a luz" e a "inclinação da luz", os traços amarelo e azul respectivamente.
Olá, Amanda! Como está?
Vamos lá, vou tentar te explicar de uma maneira mais clara.
Quando falamos sobre "de onde vem a luz", estamos nos referindo à direção da fonte de luz em relação ao objeto. Por exemplo, se a luz vem de trás do objeto e está voltada para a esquerda, a sombra projetada irá acompanhar essa direção. Se a luz incide de frente para o objeto, a sombra será projetada reta no chão, no mesmo sentido. Já quando a luz atinge o objeto lateralmente, a sombra terá uma inclinação lateral que acompanha a direção da fonte de luz.
Por outro lado, a "inclinação da luz" se refere à inclinação da sombra em relação ao objeto. Para entender isso, é necessário fazer uma triangulação. Suponha que toda a face lateral direita do objeto esteja na sombra. Nesse caso, você pode marcar as duas arestas verticais desse plano, da base à altura, e encontrar onde a sombra irá se projetar no chão.
A partir daí, você precisa identificar a posição do triângulo que corresponde à área sombreada, ou seja, qualquer coisa que colocarmos nesse espaço estará na sombra. Para isso, é possível traçar uma linha reta a partir da fonte de luz e duplicar a inclinação em uma aresta e colocar na outra, certo?
Feito isso, você pode fechar a forma da sombra a partir dos triângulos e preencher o formato em preto para representar o sombreamento.
Espero que essa explicação tenha te ajudado a entender melhor. E se tiver alguma dúvida, me fale, estou aqui pra auxiliar, ok?
Até mais!!