olá, eu não consegui entender a diferença do "de onde vez a luz" e a "inclinação da luz", os traços amarelo e azul respectivamente.
olá, eu não consegui entender a diferença do "de onde vez a luz" e a "inclinação da luz", os traços amarelo e azul respectivamente.
Olá, Amanda! Como está?
Vamos lá, vou tentar te explicar de uma maneira mais clara.
Quando falamos sobre "de onde vem a luz", estamos nos referindo à direção da fonte de luz em relação ao objeto. Por exemplo, se a luz vem de trás do objeto e está voltada para a esquerda, a sombra projetada irá acompanhar essa direção. Se a luz incide de frente para o objeto, a sombra será projetada reta no chão, no mesmo sentido. Já quando a luz atinge o objeto lateralmente, a sombra terá uma inclinação lateral que acompanha a direção da fonte de luz.
Por outro lado, a "inclinação da luz" se refere à inclinação da sombra em relação ao objeto. Para entender isso, é necessário fazer uma triangulação. Suponha que toda a face lateral direita do objeto esteja na sombra. Nesse caso, você pode marcar as duas arestas verticais desse plano, da base à altura, e encontrar onde a sombra irá se projetar no chão.
A partir daí, você precisa identificar a posição do triângulo que corresponde à área sombreada, ou seja, qualquer coisa que colocarmos nesse espaço estará na sombra. Para isso, é possível traçar uma linha reta a partir da fonte de luz e duplicar a inclinação em uma aresta e colocar na outra, certo?
Feito isso, você pode fechar a forma da sombra a partir dos triângulos e preencher o formato em preto para representar o sombreamento.
Espero que essa explicação tenha te ajudado a entender melhor. E se tiver alguma dúvida, me fale, estou aqui pra auxiliar, ok?
Até mais!!