Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Dúvida na Segmentação

Olá, professor! Tudo bem?

Estou com uma dúvida sobre a segmentação no Power BI.

Quando eu deixo os itens da segmentação em formato de coluna, um embaixo do outro, ela funciona normalmente e filtra todos os gráficos corretamente.

Porém, quando altero para ficar um item ao lado do outro (como botões horizontais), ao selecionar apenas uma marca nada acontece nos gráficos.

Você sabe me dizer por qual motivo isso acontece? É alguma configuração da segmentação, da interação visual ou do tipo de layout?

Obrigado!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Diego.
Tudo bem?
Não sou seu professor mas vou tentar te explicar.
Isso normalmente não acontece por causa do layout horizontal em si.
Quando a segmentação funciona na vertical e deixa de funcionar ao mudar para botões horizontais, as causas mais comuns são:

1. A segmentação passou a estar configurada como "Seleção única" ou com alguma configuração de interação diferente após a alteração do estilo.
  2. As interações visuais podem ter sido alteradas. Vale verificar em "Formatar" > "Editar interações" e confirmar se os gráficos estão configurados para serem filtrados pela segmentação.
  3. Dependendo do visual utilizado em "Obtendo novos visuais", você pode não estar usando a segmentação padrão do Power BI. Alguns visuais personalizados exibem os valores como botões, mas não funcionam exatamente como uma segmentação nativa ou exigem configurações adicionais para aplicar filtros.
  4. Se o visual estiver mostrando a seleção visualmente, mas os gráficos não responderem, confira se o campo utilizado na segmentação possui relacionamento correto com as tabelas que alimentam os gráficos.

Se você estiver utilizando um visual personalizado baixado da loja de visuais e o problema surgiu exatamente após trocar para o formato de botões horizontais, a hipótese mais provável é que seja uma configuração específica desse visual personalizado e não da segmentação padrão do Power BI.
Verifique ai e se o problema persistir me avise.
Bons estudos.