Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida na reinstalação do MySQL

Olá,

sigo o passo a passo do installer, colocando a opção de development, ele conclui tudo ok. Porém quando dou o mysql no terminal ele dá o erro: "não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes."

Quando fui reinstalar o mysql, com a opção custom, notei que dentre as opções aparecem apenas Connector J 8.0 e Connector NET 8.0.

Assim, não consigo instalar o server e workbench.

Alguém pode me ajudar? Será que não desinstalei corretamente?

5 respostas

Boa tarde Renato!

Essa mensagem de erro:

"não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes."

Aparece pois o caminho do executável do MySQL não foi setado na variável de ambiente path do Windows.

Vá no painel de controle do Windows, Sistemas e Segurança, Sistema, Configurações Avançadas do Sistema, Variáveis de Ambiente. Localize a variável path e adicione o caminho do executável do MySQL ao final do valor dessa variável.

Depois me dá um retorno se funcionou!

Obrigado pela resposta Jonas! Eu encontrei o caminho para adicionar a path, porém, em arquivos de programas > mysql não há apenas as pastas Connector J 8.0, Connector NET 8.0 , e MySQL Installer for Windows. Não encontro dentro dessas o executável. Nos tutoriais que vi no youtube, os caras tem mais pastas, e alguns até acessam mysql dentro do xampp. Acho que falta algo em minha instalação.

Boa tarde Renato! Verifica se dentro da pasta mysql tem uma pasta bin, deve estar dentro dela.

solução!

Boa tarde Jonas! O problema era a versão do mysql installer. Por algum motivo, ele não me permitia instalar o server. Não me dava essa opção. Daí, cliquei em "Looking for previous GA versions?" e baixei a última versão antes da atual. Daí, consegui instalar normalmente.

Referente ao que você falou da pasta bin, há um tuturial dentro do alura, sobre instalação do mysql e configuração do path do windows. A quem tiver dificuldade como eu tive recomendo olhar: https://cursos.alura.com.br/course/introducao-a-banco-de-dados-e-sql/task/5652

Recomendo também assistir o primeiro vídeo para conseguir criar a tabela proposta no exercício sem maiores dificuldades: https://cursos.alura.com.br/course/introducao-a-banco-de-dados-e-sql/task/5650

Boa noite Renato! Que bom que conseguiu resolver!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software