Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida na recompensa no loop do hábito

Gostaria de saber se no meu loop de hábito a recompensa está correta? "Deixa: Acordar e ver o material de inglês. Rotina: Fazer 30 min de inglês. Recompensa: Dever cumprido pro objetivo de formar em inglês."

4 respostas
solução!

Oi Marcio,

É difícil dizer se está certo ou errado, mas do meu ponto te vista acho que faz sentido. O dever cumprido te gera aquela satisfação, aquele sentimento de que você está cumprindo o que se comprometeu, certo?

Acho muito importante você tirar essa dúvida porque se não podemos ficar com a impressão de que recompensas precisa ser apenas coisas físicas ou ir em algum lugar.

Avalia se essa recompensa está te ajudando a se manter motivado ao longo dos dias. Se você se sentir motivado, esse é um bom indicador que a recompensa é válida.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

Abraços.

Priscila

A recompensa tem que ser algo palpável, tipo: tomar sorvete, jogar video game, comprar alguma coisa que você queira.

Não necessariamente, quando eu consigo fazer tudo que eu tinha planejado, eu me sinto MUITO bem. Por exemplo tenho que fazer 5 seções de estudo no meu dia, quando eu completo elas me sinto extremamente satisfeito. Claro que quando consigo fazer isso as vezes vou assistir alguma série, ou escutar musica (as vezes estudar um pouquinho mais). Claro que dependendo do que for, eu não tenho tanta motivação, ai preciso dar uma recompensa mais palpável pra mim xD.

Muito obrigado pelas respostas. Thiago's (rs) acho que o que vocês falaram faz muito sentido. Uma recompensa do tipo "Jogar Video game" ou "assistir Netflix" após concluir um hábito pode trazer uma satisfação muito maior do que apenas a satisfação de dever cumprido.

Porém, vejo que isso deve ser um "hábito" estipulado mesmo com recompensas maiores, pois se eu já faço essas duas coisas normalmente, concluindo ou não um hábito, essas recompensas não terão peso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software