Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvida na questão sobre ETL

Boa Noite,

Eu entendo que o ETL possa ser usado também para carregar os dados na OLAP, mas essencialmente ou na maioria das vezes ele não é usado para dar carga no DW?

Obrigado

4 respostas

Rogério

No mundo ideal a carga dos OLAPs deveriam ser um simples READ dos dados já transformados e prontos do DW. Isso porque o DW seria o repositório central de todos os indicadores gerenciais da empresa e os OLAPs sendo "fatias" deste DW direcionadas para cada departamento.

Isso significa que o "timer" entre a carga do DW e dos OLAPs não necessariamente será o mesmo. Veja o exemplo: Temos dois indicadores, um de custos, que é carregando no DW sempre no final do mês e outro de vendas que é carregado no DW dia a dia. O OLAP que apresenta o lucro não poderá ser carregado nem após a carga do DW dos indicadores de vendas e nem após os de custos. Ele possuirá um momento específico para ser atualizado.

O processo de ETL visa preparar os dados para o DW. No treinamento que apresentei (ETL Parte 1 e 2) essencialmente usamos os processos de transformações apenas para carregar o DW. Lá no outro curso de OLAP mostrei como, "simplesmente", fazer a carga do OLAP, que foi um READ do DW, após a carga do mesmo. Por isso ele virou uma TASK final do processo de ETL. Mas, num mundo real, isso não é bem assim tão simples.

Resumindo: Na minha opinião o ETL é para carregar o DW. O OLAP deve ser um simples processo de leitura do dado que já está preparado, limpo e calculado, baseado nas regras de negócio da empresa, no DW. Em que momento o OLAP será carregado e se ele pode ser uma TASK do processo de ETL vai depender de cada caso.

Mas, para confundir sua cabeça, em muitos lugares omite-se a existência do DW, e carrega-se diretamente o OLAP. Muitas ferramentas de mercado hoje defendem a não necessidade do DW e que seus produtos de OLAP possuem seus próprios processos de ETL. Na minha opinião isso é uma armadilha para manter a empresa, comercialmente, fidelizada ao produto de OLAP. A partir do momento que você transfere para o OLAP o processo de ETL e de transformação, você passa a depender somente daquele produto para fornecer informação gerencial.

Se, você tem num DW, em banco relacional, que são tabelas abertas, o dado já preparado, não importa se, hoje vou usar o OLAP da microsoft com powerBI ou o OLAP in memory do QLIK. Isso porque o meu número gerencial está ali, pronto, no banco relacional (Que hoje pode ser SQL SERVER mas, é facilmente transportado, se amanhã ele for ORACLE).

Victorino Vila.

Boa noite Professor,

Então baseado na sua resposta, nesta questão (https://pasteboard.co/HduYXD3.png) não faz mais sentido a alternativa B?

solução!

Rogério

São perguntas semelhantes para respostas diferentes.

Sempre, nos cursos de BI, eu faço a pergunta:

Revisando os passos da criação de um sistema de BI, <?????> se aplica em qual deles?

Onde <?????> é o curso que está sendo visto.

No curso ETL e Integration Service Parte 1, na aula 01, pergunta 05, eu pergunto:

Revisando os passos da criação de um sistema de BI, o processo ETL se aplica em qual deles?

A resposta é "Na Carga do Data Warehouse".

Esta pergunta onde você me mandou o enunciado na figura, no curso Business Intelligence: OLAP com SQL SERVER, na Aula 01, pergunta 03, está errada. O certo seria:

Revisando os passos para a criação de um sistema de BI, o processo de criação das bases de consulta se aplica em qual deles?

A resposta: OLAP.

Obrigado pelo seu alerta. Vou providenciar a correção. Isso mostra que você está prestando a atenção.

O feedback dos alunos sempre é muito importante.

Obrigado

Victorino Vila.

Opa,

Obrigado pelo esclarecimento!