Boa Noite,
Eu entendo que o ETL possa ser usado também para carregar os dados na OLAP, mas essencialmente ou na maioria das vezes ele não é usado para dar carga no DW?
Obrigado
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa Noite,
Eu entendo que o ETL possa ser usado também para carregar os dados na OLAP, mas essencialmente ou na maioria das vezes ele não é usado para dar carga no DW?
Obrigado
Rogério
No mundo ideal a carga dos OLAPs deveriam ser um simples READ dos dados já transformados e prontos do DW. Isso porque o DW seria o repositório central de todos os indicadores gerenciais da empresa e os OLAPs sendo "fatias" deste DW direcionadas para cada departamento.
Isso significa que o "timer" entre a carga do DW e dos OLAPs não necessariamente será o mesmo. Veja o exemplo: Temos dois indicadores, um de custos, que é carregando no DW sempre no final do mês e outro de vendas que é carregado no DW dia a dia. O OLAP que apresenta o lucro não poderá ser carregado nem após a carga do DW dos indicadores de vendas e nem após os de custos. Ele possuirá um momento específico para ser atualizado.
O processo de ETL visa preparar os dados para o DW. No treinamento que apresentei (ETL Parte 1 e 2) essencialmente usamos os processos de transformações apenas para carregar o DW. Lá no outro curso de OLAP mostrei como, "simplesmente", fazer a carga do OLAP, que foi um READ do DW, após a carga do mesmo. Por isso ele virou uma TASK final do processo de ETL. Mas, num mundo real, isso não é bem assim tão simples.
Resumindo: Na minha opinião o ETL é para carregar o DW. O OLAP deve ser um simples processo de leitura do dado que já está preparado, limpo e calculado, baseado nas regras de negócio da empresa, no DW. Em que momento o OLAP será carregado e se ele pode ser uma TASK do processo de ETL vai depender de cada caso.
Mas, para confundir sua cabeça, em muitos lugares omite-se a existência do DW, e carrega-se diretamente o OLAP. Muitas ferramentas de mercado hoje defendem a não necessidade do DW e que seus produtos de OLAP possuem seus próprios processos de ETL. Na minha opinião isso é uma armadilha para manter a empresa, comercialmente, fidelizada ao produto de OLAP. A partir do momento que você transfere para o OLAP o processo de ETL e de transformação, você passa a depender somente daquele produto para fornecer informação gerencial.
Se, você tem num DW, em banco relacional, que são tabelas abertas, o dado já preparado, não importa se, hoje vou usar o OLAP da microsoft com powerBI ou o OLAP in memory do QLIK. Isso porque o meu número gerencial está ali, pronto, no banco relacional (Que hoje pode ser SQL SERVER mas, é facilmente transportado, se amanhã ele for ORACLE).
Victorino Vila.
Boa noite Professor,
Então baseado na sua resposta, nesta questão (https://pasteboard.co/HduYXD3.png) não faz mais sentido a alternativa B?
Rogério
São perguntas semelhantes para respostas diferentes.
Sempre, nos cursos de BI, eu faço a pergunta:
Revisando os passos da criação de um sistema de BI, <?????> se aplica em qual deles?
Onde <?????> é o curso que está sendo visto.
No curso ETL e Integration Service Parte 1, na aula 01, pergunta 05, eu pergunto:
Revisando os passos da criação de um sistema de BI, o processo ETL se aplica em qual deles?
A resposta é "Na Carga do Data Warehouse".
Esta pergunta onde você me mandou o enunciado na figura, no curso Business Intelligence: OLAP com SQL SERVER, na Aula 01, pergunta 03, está errada. O certo seria:
Revisando os passos para a criação de um sistema de BI, o processo de criação das bases de consulta se aplica em qual deles?
A resposta: OLAP.
Obrigado pelo seu alerta. Vou providenciar a correção. Isso mostra que você está prestando a atenção.
O feedback dos alunos sempre é muito importante.
Obrigado
Victorino Vila.
Opa,
Obrigado pelo esclarecimento!