Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida na parte do WebService?

Teria como fazer a parte do WebService sem usar Spring, usando por exemplo EJB com JSF?

3 respostas

É utilizado no Spring apenas para exemplificar no curso. Poderia ser criado em qualquer uma dessas plataformas que vc citou e demais.

Não interfere em nada no app com que e como esses WebServices são feitos, eles apenas tem que funcionar de maneira correta.

Eu gostaria de um exemplo.

solução!

Ola, boa tarde Edilva

A sua dúvida é um pouco abrangente.

Como o Luiz disse, é possível construir um WebService utilizando as especificações EJB ou JSF. Se pensarmos bem, podemos construir um WebService utilizando apenas servlets. Mas não vemos isto acontecendo, não é mesmo?

Quando construímos APIs como a do curso, onde estamos seguindo um modelo de arquitetura Rest, temos responsabilidades um pouco diferentes das que tínhamos com os WebServices. O próprio Java EE tem uma especificação própria pra isto, a JSR-311 JAX-RS.

A escolha entre Java EE ou Spring, leva a diversas discussões (as vezes até a brigas kkk), dentre elas, a produtividade é um ponto muito importante a ser discutido.

Não consegui encontrar exemplos de APIs desenvolvidas seguindo apenas as especificações que citou, então vou ficar te devendo. Mas uma opção é você desenvolver uma API Rest como a do curso, seguindo a especificação JAX-RS (a própria Alura tem um curso muito bom) e tirar suas conclusões sobre isto.

Espero ter contribuído para o seu entendimento, e se tiver dúvidas é só perguntar.

abç

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software