3
respostas

Dúvida na parte 2) Estruturando a página com tags semânticas

Boa tarde! Na parte do exercício mencionado acima, não entendi a parte que fala sobre a inclusão de um menu. Poderia me indicar algum material que pudesse me auxiliar nessa parte? Atenciosamente, Ronaldo

3 respostas

Oi Ronaldo! Beleza? Vamos te ajudar com essa dúvida sobre inclusão de menu em HTML e CSS.

Para começar, o elemento <nav> é essencial para indicar uma navegação no seu site. Dentro dele, você geralmente vai usar uma lista não ordenada (<ul>) com vários itens (<li>), cada um contendo um link (<a href="...">). É uma estrutura simples e muito usada.

Quando se trata de CSS, há várias formas de estilizar seu menu. Por exemplo, você pode usar a propriedade display: flex; na classe .navbar para alinhar os itens do menu de forma horizontal. Com hover em .menu li, você adiciona efeitos interessantes quando o mouse passa sobre os itens do menu. Para dispositivos móveis, é uma boa ideia usar media queries para tornar o menu responsivo, mostrando um ícone de menu (hamburger) e exibindo os itens do menu verticalmente quando clicado.

Aqui estão alguns links com tutoriais detalhados que podem te ajudar mais:

1. Um guia sobre como fazer um menu responsivo: Marcus Oliveira Dev Blog.
  2. Um exemplo prático de criação de um menu horizontal: SatellaSoft.
  3. Para menus dropdown em CSS: DevMedia.

Espero que isso te ajude a criar um menu bacana para o seu projeto. Qualquer dúvida, só perguntar!

Olá, Mayza! Obrigado pelos esclarecimentos. Como estou dando baby steps na programação, ainda vou precisar de muita leitura e alguma pesquisa para entender.

Fico feliz em ter te ajudado! Lembre-se de que todos começam com baby steps na programação e é completamente normal sentir a necessidade de ler mais e pesquisar enquanto você aprende. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais esclarecimentos, estou aqui para ajudar! Continue praticando e explorando, e logo você verá o quanto progrediu. Boa sorte na sua jornada de aprendizado em programação!

Além disso, se quiser se conectar profissionalmente ou continuar essa conversa em outra plataforma, fique à vontade para me adicionar no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/mayza-ynara-mendes-rodrigues/ Estou sempre aberta a trocar ideias e experiências com outros entusiastas da tecnologia. Até mais!