Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Duvida na lógica de funcionamento do (evento).

Boa noite,

Não consegui entender a lógica de como (evento) recebe o valor da tecla pressionada e suas propriedades.

function leDoTeclado(evento) {
        var tecla = evento|| evento.which
        console.log(tecla);
        // sabemos que é através de evento.keyCode que temos acesso ao código da tecla pressionada
    }
   document.onkeydown = leDoTeclado;

Na minha limitação deveria ser atribuído o evento a uma variável tipo... evento = document.onkeydown; E não um parâmetro receber uma variável... Não sei se consegui ser claro, com minha dúvida. Qual é a lógica desse funcionamento??

Grato e obrigado

3 respostas
solução!

Boa noite, Regiel! Tudo bem?

Vamos começar por essa parte aqui:

document.onkeydown = leDoTeclado;

Nessa linha, estamos cadastrando uma função para ser executado em resposta ao evento key down. Mas quem controla os eventos é o próprio navegador! Então, quando ele percebe que esse evento em questão ocorre, ele fica encarregado de chamar a função cadastrada (nesse caso, a função leDoTeclado()) e se encarrega de colocar dentro do parâmetro evento que a função recebe as informações referentes ao evento que aconteceu!

Realmente a uma primeira vista parece magia negra o parâmetro ganhar um valor "sozinho", mas é o navegador que está fazendo esse trabalho por baixo dos panos!

Pegou a ideia?

Grande abraço e bons estudos!

Olá,

Siiiim entendi. Está tudo claro agora.

Obrigado

Por nada, Regiel! Sempre que tiver qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum!

Grande abraço e bons estudos!