1
resposta

[Dúvida] Na etapa de Imersão, apenas devo usar a ferramenta de pesquisa Deskresearch?

Eu trabalho numa empresa onde estou tendo a oportunidade de implementar pesquisa em UX, no entanto, estou estudando como fazer isso, a empresa já tem produtos existentes, e nunca foi realizado nenhuma pesquisa em UX ou tido algum profissional dessa área, sou o primeiro. No entanto, estou me baseando nos estudos em aula pra tentar trazer para empresa e aplicá-los.

Na primeira etapa imersão, a aula sugere o uso da Deskresearch antes de qualquer entrevista com o usuário para entender o cenário e contexto daquele projeto, mas trazendo para minha realidade:

• A ferramenta Deskresearch ainda pode ser usada?
  • Quando devo incluir outros stakeholders?
  • Faço sozinho ou colaboro no preenchimento dessa desk com outros colaboradores?
1 resposta

Bom dia, Evandro! Tudo bem com você?

Sim, a Desk Research é altamente recomendada quando você está começando a implementar práticas de UX Research. Ela te ajuda a entender o cenário atual, identificar tendências e até mesmo conhecer os concorrentes. Por exemplo, se a sua empresa desenvolve aplicativos, você pode pesquisar sobre aplicativos similares no mercado, analisar funcionalidades e entender como eles se posicionam.

Após realizar a Desk Research, você terá uma visão mais clara do cenário e poderá identificar quais stakeholders podem contribuir com informações adicionais ou validar suas descobertas.

A Desk Research pode ser feita individualmente, mas colaborar com outros colegas pode enriquecer o processo. Se há pessoas na equipe que têm conhecimento específico sobre o produto ou mercado, pode ser interessante envolvê-las para obter diferentes perspectivas.

Para você aprofundar neste assunto e se preparar melhor para condução, indico as leituras a seguir:

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado