Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Dúvida na conexão com a IA Google

Preciso de uma ajuda, pois não estou conseguindo finalizar o passo final dessa aula.

Minha linha de código final foi essa: client.models.generate_content(model="gemini-pro", contents="como trabalhar com IA?")

É a terceira vez que eu tento e aparece esse erro:

ClientError Traceback (most recent call last)
/tmp/ipykernel_575/1827921886.py in <cell line: 0>()
----> 1 client.models.generate_content(model="gemini-pro", contents="como trabalhar com IA")

13 frames
/usr/local/lib/python3.13/dist-packages/google/genai/errors.py in raise_error(cls, status_code, response_json, response)
182 """
183 if 400 <= status_code < 500:
--> 184 raise ClientError(status_code, response_json, response)
185 elif 500 <= status_code < 600:
186 raise ServerError(status_code, response_json, response)

ClientError: 404 NOT_FOUND. {'error': {'code': 404, 'message': 'models/gemini-pro is not found for API version v1beta, or is not supported for generateContent. Call ModelService.ListModels to see the list of available models and their supported methods.', 'status': 'NOT_FOUND'}}

Preciso de uma ajuda com isso, pois não estou conseguindo avançar desse ponto

Desde já, muito obrigado

1 resposta

Olá, Guilherme! Tudo bem?

Parece que você está enfrentando um problema com a conexão ao modelo "gemini-pro" da API do Google.

O erro que você está recebendo, "404 NOT_FOUND", indica que o modelo "gemini-pro" não está disponível ou não é suportado para o método generate_content que você está tentando usar.

Com base no contexto da aula, parece que o modelo recomendado para uso é o "gemini-2.5-flash". Isso pode ser uma boa alternativa para você tentar. Aqui está como você pode ajustar seu código:

resposta = client.models.generate_content(model="gemini-2.5-flash", contents="como trabalhar com IA?")

Certifique-se também de que sua chave de API está configurada corretamente, como mencionado na aula, e que você está usando o ambiente correto no Google Colab.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado