1
resposta

Dúvida na colisão da bolinha embaixo e em cima da raquete

Eu não consegui entender porque no (yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura) a bolinha colide na parede na parte de baixo da raquete, se o meu comando ta dando a condição de que o meu eixo y da bolinha menos o raio dela é menor que o eixo y da raquete mais a altura, certo não seria colidir na parte superior da raquete? Porque o eixo y diminui subindo, certo? Fiquei preso nisso, já reassisti a aula várias vezes e não consegui entender o porque a bolinha colide com a parede de baixo e não com a de cima.

1 resposta

Oi, Matheus! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

Inicialmente é necessário, para visualizarmos o que acontece, entendermos a forma do plano cartesiano no p5:

Tela retangular preta com um retângulo branco pequeno localizado ao centro da extremidade direita da tela, um retângulo branco pequeno localizado ao centro da extremidade esquerda da tela e um círculo branco pequeno ao centro da tela. Um círculo vermelho na extremidade superior esquerda da tela com a marcação 0,0. Uma seta saindo do círculo vermelho no sentido horizontal, para a direita, percorrendo todo o comprimento da tela, seguida de um sinal positivo + e uma seta saindo do círculo vermelho no sentido vertical, para baixo, percorrendo todo a altura da tela, seguida de um sinal positivo +

Estamos acostumados a visualizar o plano cartesiano de forma diferente, tal qual a imagem abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Temos então a tendencia a visualizar o espaço do p5 como o quadrante 4 do plano cartesiano tradicional, entretanto ele se comporta como o quadrante 1 virado de cabeça pra baixo. Dessa forma, para ficar mais fácil a visualização vamos considerar o comportamento visual da bolinha e da raquete (o que enxergamos nos seus comportamentos) e a descrição matemática, seguindo as coordenadas do “plano invertido” do p5, como duas coisas diferentes. Pois, quando a raquete está acima da bolinha segundo o plano cartesiano do p5, ela se encontra visualmente abaixo da bolinha.

O yBolinha se localiza no centro da bolinha, enquanto o yRaquete se localiza na extremidade da raquete, indicada pelo pontinho preto na imagem abaixo. Logo, a expressão (yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura) representa o local no eixo y do plano cartesiano em que o ponto vermelho da bolinha será menor que a localização representada pelo ponto vermelho na raquete.

Dessa forma, note que limitamos a bolinha a retornar sempre que sua extremidade superior (representada pelo ponto vermelho) estiver abaixo da localização da extremidade inferior da raquete no eixo y, com base nas coordenadas do p5 (visualmente será sempre que o ponto vermelho da bolinha estiver acima do ponto vermelho da raquete). Logo, se a raquete estiver visualmente na parte inferior do plano e a bolinha estiver visualmente acima da raquete a condição de limitação é atendida (pois o ponto vermelho da bolinha está acima do ponto vermelho da raquete). Entretanto, se a bolinha estiver visualmente abaixo da extremidade inferior da raquete a condição não é atendida.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Caso tenha ficado alguma dúvida sinta-se à vontade em comunicar, ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software