estou tentando acessar o MySQL via prompt de comando, mas me vem essa mensagem. O problema é que não me lembro da senha que criei, o que faço?
estou tentando acessar o MySQL via prompt de comando, mas me vem essa mensagem. O problema é que não me lembro da senha que criei, o que faço?
Olá Danielli! Tudo bem?
Se você esqueceu a senha do MySQL, uma maneira de resolver isso é redefinindo a senha do usuário root. Abaixo deixo os passos:
Pare o serviço do MySQL:
Win + R, digite services.msc e pressione Enter).
Inicie o MySQL em modo seguro:
Abra o Prompt de Comando como administrador.
Navegue até o diretório bin do MySQL (como você já fez).
Execute o comando:
mysqld --shared-memory --skip-grant-tables
O cursor vai ficar piscando e a janela vai parecer "travada" ou congelada. Isso é normal! Significa que o MySQL está rodando no modo de recuperação. Deixe essa janela aberta e não mexa nela por enquanto
Deixe essa janela aberta.
Abra outro Prompt de Comando:
mysql -u root
Redefina a senha:
FLUSH PRIVILEGES;
Depois:ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED BY 'nova_senha';
Substitua 'nova_senha' pela nova senha que deseja usar.Encerre o modo seguro e reinicie o serviço:
Volte àquela primeira janela do Prompt de Comando (a que ficou com o cursor piscando) e pressione as teclas Ctrl + C no teclado para encerrar o modo de recuperação. Depois disso, pode fechar essa janela.
Agora, volte para a janela de "Serviços", clique com o botão direito no serviço do MySQL e selecione "Iniciar".
Teste o acesso:
Destaco que esse vídeo é uma forma de demonstrar que podemos acessar o banco atráves da linha de comando, mas nos próximos vídeos a instrutora utilizará a ferramenta MySQL Workbench.
Com os passos acima, você conseguiu realizar a mudança da senha?