Gabriela,
Não são necessários, estes softwares são ferramentas auxiliares...
... é verdade que elas ajudam bastante, mas se você está iniciando, não precisa se preocupar com elas.
No caso do MySQL, o que você precisa aprender na atualidade é o "MySQL Workbench 8.0 CE", esta você precisa se preocupar em dominar.
Por exemplo, outra ferramenta que eu acho muito "animal" é a "Toad Edge®". Ela já existe a mais de 20 anos.
==========================================================
Toad Edge
Your next-gen toolset for open source relational database environments.
https://www.quest.com/products/toad-edge/
==========================================================
O XAMPP eu já usei quando estava estudando alguma coisa sobre PHP, mas o WAMP nunca usei...
Mais informações:
==========================================================
O que é XAMPP e para que serve
O XAMPP é um pacote com os principais servidores de código aberto do mercado, incluindo FTP, banco de dados MySQL e Apache com suporte as linguagens PHP e Perl.
Com ele, é possível rodar sistemas como WordPress e Drupal localmente, o que facilita e agiliza o desenvolvimento. Como o conteúdo estará armazenado numa rede local, o acesso aos arquivos é realizado instantaneamente. O pacote de servidores é baixado cerca de 600 mil vezes por mês, de acordo com dados do SourceForge.
...
https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/02/o-que-e-xampp-e-para-que-serve.ghtml
==========================================================
O Que é WAMP? Um Guia Amigável para Iniciantes
ago 17, 2021 - Andrei L. - 2min de leitura
Também conhecido como WAMP Server, o WAMP é o acrônimo para Windows, Apache, MySQL e PHP. Ele nada mais é do um pacote de softwares.
...
O WAMP age como um servidor virtual na sua máquina. Ele permite que você teste todas as funções do WordPress sem qualquer problema. Tudo está armazenado no seu computador, e não exatamente hospedado na internet.
Primeiro de tudo, isso significa que você não precisa esperar até que os arquivos sejam todos subidos para o seu site. E, depois, permite que você crie backups dos seus conteúdos de uma maneira bem mais fácil.
...
https://www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-e-wamp
==========================================================
[]'s,
Fabio I.