2
respostas

[Dúvida] MYSQL

o mysql e rodado via docker ? nao entendi muito bem

2 respostas

Olá, Hebert!

Entendo que a informação pode ter ficado um pouco confusa, mas vamos esclarecer: O MySQL não é necessariamente rodado via Docker, ele pode ser instalado e rodado diretamente no seu sistema operacional. No entanto, usar o Docker para rodar o MySQL pode trazer algumas vantagens, como a facilidade de configuração e a portabilidade.

No contexto da aula que você está estudando, o MySQL está sendo usado para armazenar os dados do serviço RestauranteService. Eles mencionam que você precisa ter o MySQL instalado na sua máquina e que a aplicação se conectará a ele através do localhost.

No entanto, eles não especificam se o MySQL deve ser rodado via Docker ou não. Isso fica a seu critério. Se você já tem o MySQL instalado na sua máquina e se sente confortável com isso, pode continuar assim. Se preferir, pode instalar o MySQL via Docker, o que pode facilitar a configuração e tornar o seu ambiente de desenvolvimento mais próximo do ambiente de produção, se o seu objetivo for usar Docker em produção.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá!

Eu também fiquei confuso mas a solução foi bem simples, conforme o Renan explicou mesmo: Apenas baixei e instalei o MySQL (no caso, para Windows), defini a senha padrão do usuário root para "root" durante a instalação (conforme definido no appsettings.json do projeto) e pronto.... sucesso ao depurar!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software