2
respostas

[Dúvida] Muitas diferenças da aula

Boa noite,

Foi executar os passos da aula e, no dia atual, tive que realizar vários ajustes no código para conseguir executar e ficar compatível (usei o aplicativo Cursor que foi me ajudando a corrigir o código). O fato é que, se realmente essas atualizações forem necessárias (aí o motivo da postagem aqui) acredito que a aula precisa ser revista (e estou com medo das próximas serem assim tb). Podem revisar e ver se realmente faz sentido (um detalhe, rodo sempre "lein run" ao invés do método do Guilherme por compatibilidade com o editor).

Obrigado.

Parte do Model ajustada para conseguir bater com o Schema definido

model

Parte do arquivo Core ajustado para tentar ver as saídas de log igual da aula

IcoreO que aparece no meu terminal

saída do terminal

2 respostas

Um adendo... O Guilherme faz alguns ajustes no final do vídeo, mas a execução inicial que funciona com ele está sem esses ajustes. Muitos pontos do que ele mostra, mesmo nas outras aulas, está bem diferente (exemplo: o Datomic não precisa mais de um cadastro para licença e sua inicialização hora é diferente da mostrada na aula).

Olá, Alessandro! Como vai?

Obrigado por compartilhar sua experiência, isso ajuda bastante no entendimento do cenário.

Você fez muito bem em ajustar o código com o apoio do Cursor, especialmente diante das possíveis mudanças na versão atual do Datomic. Como o Datomic tem evoluído ao longo do tempo, é natural que pequenas diferenças surjam entre a versão usada na gravação da aula e a que você está utilizando hoje. Isso afeta principalmente chamadas de função, namespaces e detalhes do schema e do model.

Além disso, o fato de você estar usando lein run pode trazer pequenas diferenças em relação ao ambiente usado pelo instrutor. Mas nada que comprometa seu aprendizado, pelo contrário, essas adaptações mostram que você está compreendendo a fundo a estrutura do projeto e ganhando autonomia técnica.

Sobre sua preocupação com as próximas aulas: caso surjam mais necessidades de ajustes, você pode postá-las aqui e estaremos prontos para te apoiar.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado