Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Muita dificuldade em acionar/entender variáveis Boolean

Estive tentando e vendo até outros vídeos sobre como prosseguir mas estou com dificuldade de entender a lógica quanto o mecanismo no Figma :/ Sigo o passo a passo mas ainda erro, se alguém que ler isso estiver disposto a entrar em contato comigo e ensinar como fazer, eu agradeço!

1 resposta
solução!

Olá, Ligia, como vai?

É super comum ter dúvidas ao começar a trabalhar com variáveis, especialmente dentro de componentes. A lógica é a seguinte: essas variáveis funcionam como um interruptor, ativando ou desativando elementos com base em um valor que pode ser verdadeiro (true) ou falso (false).

Se você tiver um botão com um ícone opcional, pode criar uma variável Boolean chamada mostrarIcone. Se mostrarIcone estiver marcada como true, o ícone aparece no protótipo; se estiver false, ele fica oculto. Isso te permite reaproveitar o mesmo componente em diferentes situações, mudando apenas o valor dessa variável.

Por exemplo, na imagem abaixo eu tenho um componente de lista, a adicionei a ela um booleano chamado mostrar.

Uma interface de design apresentando uma barra de navegação intitulada "Fastask" com listas de tarefas para "Hoje" e "Próximos 7 dias"

Em seguida, em apliquei essa variável em um dos itens da lista, no campo appearance.

Uma barra de navegação para o aplicativo Fastask, destacando "Próximos 7 dias" com um indicador mostrando um item

Ao usar esse componente, agora da pra notar que fica um swich com o nome da variável que foi criada.

Captura de tela de uma interface de design mostrando um aplicativo de gerenciamento de tarefas chamado Fastask, destacando listas e seus itens

E quando ele é desativado, o campo onde a variável foi aplicada desaparece.

Uma interface de design exibindo uma lista chamada "Hoje" com um indicador de dois itens, destacados com uma seta vermelha para foco

Vale a pena repetir a atividade pausadamente, conferindo cada etapa com atenção ao painel de propriedades e aos nomes das variáveis. Se quiser, compartilha por aqui o que já montou, que podemos olhar juntos.

O fórum está à disposição sempre que quiser trocar ideia ou tirar dúvidas.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado