Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Mudança dos contornos no momento que transforma em objeto inteligente.

Gostaria de saber se alguém consegue me ajudar a esclarecer o que aconteceu enquanto eu fazia o projeto.

Eu fiz toda a correção no cabelo da modelo, seguindo cada etapa orientada pelo professor, e havia ocorrido tudo bem na visualização da imagem.

Já na última etapa desse curso, no qual construimos uma arte com todos os modelos, quando fui converter a imagem desta para objeto inteligente, aparecia uma camada mais clara em volta do seu cabelo, na onde eu havia feito os ajustes.

Tentei por horas, refiz todo o procedimento de melhorar os recortes como na aula de novo, pensando que eu poderia ter pulado alguma etapa, mas na hora de converter, o resultado era o mesmo.

Cheguei também a mudar a ordem das camadas, colocando a original para baixo, a multiply em cima, a da correção pra baixo, mas na hora da conversão, nada mudava.

Tentei isso por mais de 10 horas, até que no fim, fui tirando a visualização de cada uma das camadas pra ver se descobria qual delas que estava gerando esse problema. Ia tirando a visualização e convertendo pra objeto inteligente, depois voltando ela e tirando a visualização de outra camada, e assim consecutivamente até ter feito com todas elas.

No final, voltei a visualização de todas as camadas e converti novamente para objeti inteligente, e a imagem ficou normal, sem essa alteração bizarra.

Não entendi o que aconteceu, e isso me tirou muitas horas de paz.

Gostaria de saber se alguém consegue encontrar uma resposta do porque isso pode ter acontecido, para me ajudar em futuras artes.

Muito obrigado!

1 resposta
solução!

Oi, José! Como vai?

Quando você aplica modos de mesclagem como "Multiply" e depois converte para objeto inteligente, pode ocorrer que o Photoshop crie artefatos visuais, especialmente se houver diferenças sutis de cor e luminosidade nas bordas do cabelo. Isso pode explicar a camada mais clara que você observou.

Um outro ponto importante é que, às vezes, uma pequena mudança na ordem ou na visibilidade das camadas pode influenciar o resultado final. No seu caso, ao alternar a visibilidade das camadas, o Photoshop pode ter reprocessado as informações de forma diferente, resultando na correção do problema.

Além disso, o Photoshop utiliza cache para renderizar as imagens mais rapidamente. Por isso, alterar a visibilidade das camadas pode ter forçado o Photoshop a limpar o cache e renderizar novamente a imagem, corrigindo os artefatos.

Para evitar esse tipo de problema, vou deixar abaixo algumas dicas:

  • Antes de converter para objeto inteligente, dê um zoom nas bordas do cabelo para garantir que não há artefatos visíveis.
  • Vá em Editar > Limpar > Tudo para limpar o cache do Photoshop, isso pode ajudar a evitar problemas de renderização.
  • Teste outros modos de mesclagem para ver se algum deles produz um resultado mais limpo.

→ Uma outra dica que pode ajudar é desabilitar a visualização das camadas antes de realizar a conversão para objeto inteligente. Isso garante que o Photoshop esteja trabalhando apenas com os pixels da imagem, sem levar em consideração a visualização das camadas.

Espero ter ajudado!

Abraço! ✨✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!