1
resposta

[Dúvida] Mudança de rótulo nas colunas

Boa noite a todos ! Na aula 7 - extra referente a contadores, fui fazer o exercício e no código mencionando como certo, as colunas não ficam como m1 m2 m3 m4 m5 e sim ficam como count count count coun count.

Como posso fazer para aparecer os m's de 1 até 5 nas colunas no lugar dos count's ?

Abaixo, segue o código

eventos = {'m1': list(m1), 'm2': list(m2), 'm3': list(m3), 'm4': list(m4), 'm5': list(m5)} moedas = pd.DataFrame(eventos) df = pd.DataFrame(data = ['Cara', 'Coroa'], index = ['c', 'C'], columns = ['Faces']) for item in moedas: df = pd.concat([df, moedas[item].value_counts()], axis = 1)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desde já, agradeço a ajuda !

1 resposta

Olá, Amanda!

Entendo a sua dúvida e acredito que posso te ajudar. O que acontece é que quando você usa o método value_counts() ele retorna uma série com o índice como os valores únicos e os valores como a contagem desses valores únicos. E quando essa série é concatenada ao DataFrame, a coluna assume o nome padrão, que é 'count'.

Para resolver isso, você pode tentar renomear a série antes de concatená-la ao DataFrame. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

for item in moedas:
    df = pd.concat([df, moedas[item].value_counts().rename(item)], 
                    axis = 1)

Nesse caso, o método rename(item) está renomeando a série para o nome da coluna correspondente antes de ser concatenada ao DataFrame. Assim, as colunas devem aparecer como m1, m2, m3, m4 e m5, em vez de 'count'.

Espero ter ajudado e bons estudos!