1
resposta

[Dúvida] Mover projeto!

Eu alterei o diretório da pasta principal do projeto, e o servidor não conseguia iniciar corretamente com o comando 'php artisan serve --host=0.0.0.0 --port=8000'. Eu recriei o projeto no novo local desejado, mas minha principal dúvida é se preciso realmente mover esse arquivo para outro local ou enviá-lo para outro desenvolvedor ou computador. Eu precisaria desenvolver todo o projeto desde o início e substituir os arquivos? Ou existe alguma forma de alterar o local sem complicações?

1 resposta

Oi, Fernando! Você não precisa recriar o projeto todo do zero só porque mudou a pasta de lugar. O Laravel não é preso a um caminho fixo, então, se quiser mover o projeto, é só fechar o servidor que estiver rodando, mover a pasta inteira para o novo local e depois abrir o terminal dentro dessa nova pasta. Aí é só rodar o composer install pra garantir que as dependências estão certas, e depois usar o php artisan key:generate e php artisan config:cache pra atualizar a chave de segurança e limpar/configurar o cache. Aí é só rodar de novo o php artisan serve normalmente. Se quiser mandar esse projeto pra outro computador, por exemplo, também não precisa copiar tudo de novo nem mandar a pasta vendor, que é onde ficam as dependências, aí quem for abrir o projeto só precisa rodar o composer install também. Se tiver banco de dados, aí é bom mandar o arquivo .env com as credenciais certas e exportar o banco, se precisar. Não sei se fui muito clara!